O deputado estadual Lucas Calil (PSD) anunciou nesta segunda-feira (2) que, no fim de setembro, vai retirar 30 toneladas de lixo do Rio Araguaia, na região de São José dos Bandeirantes, em Nova Crixás.
Autor do projeto Virada Ambiental, que quer plantar 1 milhão de mudas de árvores em todo o estado, o parlamentar, junto com os empresários goianienses Rodrigo Tavares e Paulo Júnior, fará um mutirão juntamente com guias de pesca e a população local para recolher o lixo daquela região do Araguaia.
“O projeto é 100% custeado por nós. Usaremos um grande batelão (embarcação grande e plana para recolher o lixo) e vários guias de pesca vão junto, em suas canoas, para recolher o lixo. É um trabalho manual. Subiremos cinco dias. É um mutirão. Todas às noites haverá uma folia com os fazendeiros. É um projeto muito bacana. Tão importante quanto a Virada Ambiental”, declara Calil.
O deputado revela a intenção de recolher o lixo de todo a extensão do Araguaia em Goiás, mas admite que a grande quantidade de rejeitos inviabiliza essa iniciativa no momento. “Se fizermos o rio inteiro, serão mais de 100 toneladas. Só em volta de Bandeirantes é de 30 a 40 toneladas”, explica.