Categorias: Cidades

Delegado-geral vê interpretação “extensiva” em divulgação de homicídios

O delegado-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, qualificou, por meio de nota, como “extensiva ao conteúdo” a interpretação feita pela imprensa para o comunicado do delegado titular de Investigação de Homicídios, Murilo Polati, que disciplina a divulgação de dados sobre os crimes.

Para Gorski, “o referido comunicado apenas aponta situações reguladas em lei ou regimentos internos para a divulgação de estatísticas e manuseio de documentos oficiais”. Na nota, ele informa que estatísticas criminais somente podem ser divulgadas pela Gerência de Análise de Informações da Secretaria de Segurança Pública, “após consolidação técnica dos dados”.

Ainda de acordo com o texto, a comunicação exposta na Delegacia de Homicídios “demonstra o forte desígnio da Polícia Civil Goiana de total transparência, sendo certo que toda a casuística de crimes e atuações policiais pode e deve ser comunicada à imprensa, especialmente quando houver solicitação por parte de seus operadores”. A nota finaliza pontuando que “todos os delegados responsáveis pelos casos fornecer os dados solicitados, desde que não comprometam o efetivo serviço policial civil”.

Veja a nota na íntegra:  

“Esclarecemos que a interpretação dada por parte da imprensa até o momento para o comunicado exarado pelo delegado titular da Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH), em 27/06/2014, na nossa opinião, foi extensiva ao conteúdo do documento.

O referido comunicado apenas aponta situações reguladas em lei ou regimentos internos para a divulgação de estatísticas e manuseio de documentos oficiais, sendo certo que estatísticas criminais somente podem ser divulgadas pela Gerência de Análise de Informações da Secretaria de Segurança Pública, após consolidação técnica dos dados.

Por fim, o último parágrafo da comunicação exposta naquela unidade policial demonstra o forte desígnio da Polícia Civil Goiana de total transparência, sendo certo que toda a casuística de crimes e atuações policiais pode e deve ser comunicada à imprensa, especialmente quando houver solicitação por parte de seus operadores, devendo todos os delegados responsáveis pelos casos fornecer os dados solicitados, desde que não comprometam o efetivo serviço policial civil.

João Carlos Gorski – Delegado Geral da Polícia Civil”.

 

 

 

 

Wellington Borges

Notícias Recentes

Fábrica pega fogo no Bairro Santo Antônio, em Goiânia

Uma fábrica, situada na Rua 22, no Setor Santo Antônio, próximo à garagem do Rápido…

17/08/2024

Eventos em bairros da capital marcam o início da campanha para a Prefeitura de Goiânia

Os candidatos à Prefeitura de Goiânia deram início, nesta sexta (16) e sábado (17), à…

17/08/2024

Sandro Mabel comemora crescimento em pesquisa Serpes, divulgada nesta sexta (16)

O candidato à Prefeitura de Goiânia, pela base governista, Sandro Mabel (UB), enalteceu a ampliação…

17/08/2024

Torres e Vasques são indiciados por uso ilegal da PRF nas eleições de 2022

A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta sexta-feira (16), o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, e…

17/08/2024

Inmet alerta para aumento de temperatura nos próximos dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na sexta-feira (16), alerta sobre uma onda de…

17/08/2024

Matheus Ribeiro faz adesivaço na Praça Tamandaré, em primeiro dia de campanha

O primeiro dia oficial de campanha eleitoral de Matheus Ribeiro (PSDB) foi marcado, no fim…

17/08/2024