O governador José Eliton entregou, na noite de quinta-feira, dia 26, três novas delegacias da Polícia Civil, no chamado Complexo Guanabara, na região Norte de Goiânia – duas especializadas e uma circunscricional. O Complexo Guanabara recebe a Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc) e a 10.ª Delegacia Distrital de Goiânia.
“Hoje damos um passo a mais para a consolidação de uma agenda voltada para a segurança. Temos esta pasta como uma das prioridades governamentais”, diz José Eliton. Foram investidos na reforma e estruturação do imóvel recursos da ordem de R$ 60 mil. A mudança de local foi necessária devido à precariedade do prédio antigo e, com a transferência, as delegacias vão poder oferecer melhores condições estruturais para os servidores e para a população.
O governador citou os investimentos em tecnologia e inteligência em Segurança Pública por parte do Governo de Goiás e salientou a busca pela capacitação aos servidores da área. “Temos, por exemplo, a Academia da Polícia Civil que é referência nacional. É uma série de desenvolvimentos em segurança”, diz. Em discurso, ele rememorou a implantação do programa Mais Segurança “que está em pleno funcionamento”.
José Eliton citou, também, a importância do projeto que “proporciona tranquilidade a quem frequenta os ônibus na Região Metropolitana de Goiânia”. O secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, falou sobre a modernidade na atual gestão de José Eliton e exaltou a importância da instalação das novas tecnologias. “Estamos empenhados nesta cruzada importante e nobre para darmos segurança para todos”.
Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco)
A Draco, entre suas atribuições, é responsável por planejar, coordenar e executar as atividades de polícia judiciária, de apuração, prevenção e repressão das infrações penais praticadas por quadrilhas especializadas e organizações criminosas.
Cabe, também, à Draco apurar crimes praticados por organização criminosa que sejam ou tenham sido objeto de investigação por Comissão Parlamentar de Inquérito, além de apoiar e participar de atividades policiais e investigações desenvolvidas por instituições policiais de outros estados.
O objetivo é a neutralização e repressão de quadrilhas especializadas e organizações criminosas; também trabalha para dar proteção a policiais civis e autoridades dos órgãos do Estado de Goiás e da União que estejam sendo coagidas ou expostas à grave ameaça.
Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc)
A Dercc atuará na apuração das infrações penais praticadas a partir do uso de recursos tecnológicos de informação ou da internet.
Entre os crimes que serão investigados pela unidade, estão calúnia, difamação, infâmia, violação ao direito autoral, favorecimento à prostituição, preconceito ou discriminação de raça, cor e etnia, além de pedofilia e crimes contra a propriedade intelectual.
“Esta é uma agenda importante por conta do volume de crimes que acontecem por meio das redes sociais. Teremos a capacidade de defender o cidadão”, resume José Eliton.
10.ª Delegacia Distrital de Goiânia
A 10.ª Delegacia Distrital de Goiânia é uma unidade policial fixa para o atendimento ao público, base e administração de operações policiais, detenção temporária de suspeitos e presos em flagrante de delito, além de investigações criminais.