Categorias: Esportes

Delegação do Brasil terá 180 atletas na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos

A espera acabou! Quase sete anos após ser anunciada sede dos Jogos Olímpicos de 2016, a cidade do Rio de Janeiro recebe oficialmente o maior evento esportivo do mundo. A partir desta sexta-feira, dia 5, às 20h, com a realização da Cerimônia de Abertura, no estádio do Maracanã, pela primeira vez um país da América do Sul abrigará uma edição da competição. Liderados pela porta-bandeira Yane Marques, o Brasil fechará o desfile das 206 nações. Cerca de 180 atletas do Time Brasil, de 25 modalidades, participam do desfile de abertura e prometem levantar o público carioca e a audiência do mundo inteiro.

“Desfilar no Maracanã lotado será um enorme estímulo para nossos atletas e tenho certeza de que o incentivo da torcida durante as competições os impulsionará rumo às vitórias”, afirmou Bernard Rajzman, chefe da Missão Brasileira nos Jogos Rio 2016. “O Time Brasil está confiante em representar o nosso país da melhor maneira possível”, completou Bernard, prata no vôlei nos Jogos Olímpicos Los Angeles 84.

A medalhista olímpica Yane Marques, bronze no pentatlo moderno em Londres 2012, foi escolhida por votação popular para ser a porta-bandeira do Time Brasil na Cerimônia de Abertura. Natural da pequena cidade de Afogados de Ingazeira, no interior de Pernambuco, a atleta de 32 anos viverá um momento único na sua vitoriosa carreira. “Já me vejo carregando a bandeira do Brasil e representando cada um dos mais de 200 milhões de brasileiros. Estou extremamente feliz e será com muito orgulho que conduzirei a nossa bandeira. Espero que isso seja um sinal de que esses Jogos Olímpicos serão diferentes e inesquecíveis para todos nós. Somos todos Time Brasil”, disse Yane.

O uniforme que os atletas do Time Brasil usarão durante a cerimônia foram inspirados na natureza e em toda a diversidade que o país oferece. As peças se destacam pelos tons verde, azul e amarelo da bandeira nacional, que criam uma estampa que remete aos pássaros e às flores tropicais. Os tecidos leves se movimentam ao vento, e tons de areia também estão presentes, o que remete ao nosso vasto litoral. A modelagem é clássica e atemporal, para reforçar o comprometimento e a grandiosidade de um evento memorável como os Jogos Olímpicos. As roupas foram criadas pela estilista Lenny Niemeyer. 

Essa é a maior delegação brasileira na história dos Jogos Olímpicos, com 465 atletas de 41 modalidades diferentes, o que faz com que o país seja a segunda maior equipe nessa edição do evento, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que vem ao Rio com 555 atletas. Na Cerimônia de Abertura, o Time Brasil estará representado por aproximadamente 360 pessoas, sendo 180 atletas de 25 modalidades (atletismo, badminton, boxe, canoagem slalom, ciclismo, esgrima, futebol feminino, ginastica artística, ginástica trampolim, golfe, handebol, hipismo adestramento, hipismo saltos, levantamento de pesos, lutas, nado sincronizado, polo aquático feminino, rugby masculino, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo, vela e vôlei masculino).

Charlie Pereira

Notícias Recentes

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024