Decreto publicado na quinta-feira (10) pela prefeitura de Trindade estabeleceu a implantação de barreiras sanitárias para evitar a chegada de fiéis ao município durante a Festa do Divino Pai Eterno, que ocorre entre 25 de junho e 4 de julho.
As barreiras serão instaladas no dia 24 de junho e permanecerão ativas até 5 de julho. Cada barreira contará com servidores da saúde e da fiscalização do município, inclusive com a presença policial. Está vetada a entrada e circulação de comitivas de carreiros, muladeiros, foliões, tropeiros, cavaleiros, romaria de pedestres e passeios ciclísticos.
A festa, como em 2020, será virtual. Por isso, o decreto também proíbe a abertura do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Igreja Matriz, Igreja do Santíssimo Redentor (Padre Pelágio), Igreja de Santa Luzia ou qualquer outra nas regiões 1 e 2 do município.
Também estão proibidas celebrações religiosas, funcionamento de hotéis, pousadas e similares, instalação de barracas ou bancas, comércio de ambulantes, instalação de estrutura para shows e eventos e uso de som. O decreto também veda a circulação de qualquer transporte turístico, incluindo ônibus de turismo ou excursão e as alvoradas.
As regiões 1 e 2 de Trindade não podem ter bares, botecos, restaurantes, lanchonetes e congêneres funcionando após às 18h durante o período da festa. Também não serão concedidos alvarás para uso de área pública durante a vigência do decreto.
Forças de segurança do estado e a fiscalização o município atuarão em conjunto. Em caso de descumprimento das regras, pode haver multa que varia de R$ 73 a 36.600, além de interdição.
Para denúncias, basta ligar nos telefones: 3506-7084 e WhatsApp 9-9125-6778. Para informações e dúvidas os números são 3506-7022 e WhatsApp 9-9535-0503.