Quatro dias após a entrada em vigor do decreto que manda para o fim da fila os chamados ‘sommeliers de vacina’, Goiânia ainda não registrou casos de pessoas que infringiram a norma.
Consultada pelo Diário de Goiás, a Secretaria Municipal de Saúde informou que “não há ninguém no fim da fila ainda”.
O decreto está valendo desde a sua publicação, na última quinta-feira (15). De lá para cá, houve vacinação também na sexta-feira (16) e sábado (17), além desta segunda-feira (19).
A prefeitura editou o decreto depois que 346 pessoas recusaram-se a vacinar no drive-thru do Shopping Passeio das Águas, na última terça-feira (13), o que representa 17% dos 2 mil que pegaram senhas.
As pessoas chegavam na hora da imunização e, quando viam que a vacina oferecida era diferente da que queriam, negaram-se a recebê-la.
A partir do decreto, quem tomar tal atitude precisará assinar um termo e irá para o fim da fila. Caso a pessoa se recuse a assinar, os profissionais que trabalham na campanha também podem fazê-lo. Dessa forma, o ‘sommelier’ de vacina só poderá tomar o imunizante depois que toda a população adulta, incluindo quem tem 18 anos, se vacinar.