Publicidade
Destaque 2
| Em 5 anos atrás

Decisão judicial garante ao Estado gestão de hospital de combate ao coronavírus em Itumbiara

Compartilhar

Uma decisão do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), assinada pelo juiz Sílvio Jacinto Pereira, garantiu ao Estado a retomada do Hospital e Maternidade São Marcos, em Itumbiara. A unidade de saúde será utilizada para reforçar a estrutura de saúde no combate à epidemia de Covid-19.

O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral do Estado, em peça dos procuradores Fernando César Rodrigues e Marcelo Marques Siqueira, em recurso de Embargos de Declaração.

Publicidade

O TJGO havia decidido pela dissolução da sociedade civil Hospital e Maternidade São Marcos, com a reversão do patrimônio imóvel anteriormente doado pelo Estado com a condição resolutiva do Hospital “assumir o atendimento aos doentes carentes” da região.

Publicidade

No entanto, a sentença determinava a reversão do Hospital para o Estado com o dever de cumprir os prazos de vigência dos contratos de aluguel referentes a particulares que o Hospital, irregularmente, havia instalado em suas dependências, o que inviabilizaria o uso imediato do Hospital pelo Estado de Goiás.

Publicidade

Com o recurso interposto, por intermédio da Procuradoria de Defesa do Patrimônio Público e do Meio Ambiente e da Procuradoria Regional de Itumbiara, foi decidido pelo imediato e integral retorno do prédio hospitalar ao Estado, possibilitando a realização de novas políticas públicas de saúde.

A PGE destaca a necessidade do Estado em aumentar a capacidade de atendimento da saúde pública, visando o enfrentamento à Covid-19.

Publicidade

Segundo a Secretaria da Saúde, será implantado no imóvel o Hospital de Campanha em Itumbiara, com 200 leitos, sendo 170 semi-críticos e 30 críticos.

Publicidade
Tags: Itumbiara