O governador Ronaldo Caiado (DEM) deve abrir negociações para aquisição de vacinas contra a Covid-19 diretamente com os laboratórios. Seria um meio de acelerar o processo sem depender do Governo Federal e do Ministério da Saúde. A informação é do Jornal O Popular desta terça-feira (23/02).
A decisão foi tomada depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu autorizar que os estados e municípios possam comprar vacinas caso o Plano Nacional de Vacinação não seja cumprido por parte do Governo Federal. Com a decisão, a equipe de Ronaldo Caiado deve ir atrás dos laboratórios.
Desde o ano passado, há conversas e sondagens nos bastidores do Palácio com relação à aquisição direta de vacinas. A Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) chegou a conversar com laboratórios da China, da Índia e da Rússia para fabricar vacinas contra a covid-19, caso elas sejam aprovadas em todos os testes de eficácia e segurança.
“Temos recebido algumas solicitações e procurado outros (laboratórios). Estamos atentos ao mercado e às oportunidades para que, assim que uma terceira fase da vacina esteja concluída, possamos fazer uma parceria”, disse o presidente da Iquego, Denis Pereira ao Diário de Goiás no dia 25 de setembro.