Instalada na Rua 146, no Setor Marista, a unidade da Lopes Imobiliária em Goiânia iniciou a operações com expectativa de forte crescimento no mercado imobiliário para o próximo ano. Com a nova loja, são 104 unidades em todo país e a marca está consolidada como a maior rede de franquia do ramo no Brasil (São 89 unidades). “A entrada em operação da nova loja na capital goiana é estratégica para que as metas de expansão da Rede Lopes sejam atingidas em 2.020”, diz o presidente do grupo, Marcos Lopes.
Antes da inauguração, na quinta, 5, as vendas já foram haviam consolidado vendas próximas de R$7 milhões, informou Sereno Leão, empolgado com os primeiros resultados.
A Lopes, em Goiânia, começa com 70 corretores. Em todo Brasil, são 9.000 na cobertura de 10 Estados e do Distrito Federal, totalizando 37 cidades. A carteira tem 243 mil imóveis na plataforma de negócios de venda e aluguel também disponíveis disponíveis para a nova loja.
Crescimento
O cenário econômico brasileiro está abrindo perspectivas de retomada e de crescimento nas vendas. Segundo Marcos Lopes, presidente do Grupo Lopes. “A gente tem um cenário bastante importante. Há oferta de crédito em melhores condições”. Com dados de vários financeiros em mãos, aponta que “mercado imobiliário antes dos outros segmentos”.
Para ele, “hoje o dinheiro rende muito pouco (nas instituições financeiras) e isso favorece enormemente o mercado imobiliário”. Ele reforça a participação da crédito imobiliário da Lopes, em sociedade com o Itaú, que prevê crescimento de 30% para 2.020. A Credipronto já é a 4ª maior do Brasil no segmento de financiamento. No total, a Lopes tem comercialização de R$7 bi por ano.
A força da marca
“A nossa meta é sermos os melhores”, diz Murilo Feitosa, enquanto apresenta as instalações novíssimas da nova sede. Ele reforça a estrutura oferecida pela Lopes na área do marketing digital e na transferência de experiência e tecnologia.
Matheus Fabrício, diretor-executivo do Grupo Lopes, que participou na abertura da loja em Goiânia, informou que a marca tem 80 profissionais dedicados ao LopesLabs, que opera o desenvolvimento de sistemas, design e inovação para “deixar o corretor mais eficiente”.
Segundo ele, “90% dos compradores começam a busca pelo imóvel pela internet”. Com as informações conseguidas, entra o corretor da Lopes como um consultor para auxiliar na melhor decisão de compra auxiliado pela inteligência digital da rede.
“Antes o corretor detinha todas as informações (sobre os imóveis)”, explica Marcos Lopes. E, hoje, ele é um consultor para o comprador tomar a decisão mais relevante da vida por que envolve um alto valor. Segundo ele, no Brasil o índice de transações imobiliárias de um cidadão é de 1,7 enquanto nos EUA é de 8,0, durante toda a vida. “O comprador precisa de segurança”, completa ele, reforçando a política de valorização dos corretores em todo o Brasil.
O jeito goiano e o mercado
O empresário relata que o mercado imobiliário na capital goiana é bastante concorrido, mas acredita no forte foco no cliente que foi estruturado para a franquia da Lopes. Inicialmente, o foco é na venda de imóveis e o plano é abrir a área de aluguel em outra etapa.
A implantação da Lopes em Goiânia foi consolidada numa negociação iniciada em Agosto de 2019 e concluída em curto espaço de tempo.
Segundo pesquisa da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI-GO), houve um crescimento de 130% na quantidade lançamentos se comparados os meses de janeiro a setembro de 2018 e 2019. Foi contabilizado um crescimento de 10% em unidades vendidas. Os dados confirmam que o mercado imobiliário já está a caminho da saída da crise instalada nos anos anteriores.