Publicidade
Política
| Em 3 horas atrás

DATAUFG/O Popular aponta liderança de Alcides e provável 2º turno com Vilela, em Aparecida

Compartilhar

A última pesquisa DATAUFG/O Popular, divulgada nesta sexta-feira (4), aponta liderança de Professor Alcides (PL) na disputa pela prefeitura de Aparecida de Goiânia. O ex-deputado tem 43,32% das itenções de voto, enquanto Leandro Vilela (MDB), candidato da base governista em Aparecida, aparece com 38,55%. O cenário indica um provável segundo turno para as definições, o primeiro a ser disputado na cidade.

Considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, Alcides obteve o melhor resultado, no entanto, comparando com a última pesquisa DATAUFG, de 13 de setembro, em que o candidato aparecia com 18 pontos percentais à frente do oponente, agora, a disputa se mostra mais acirrada. Em relação à rodada anterior, Professor Alcides teve queda de 5,24 pontos e Vilela subiu 7,93 pontos.

Publicidade

Nesta rodada, o candidato William Panda (PSB) obteve 8,64% das intenções. Em comparação com a pesquisa anterior, teve aumento de 1,19 pontos percentuais. Entre os entrevistados na pesquisa, 3,8% disseram estar indecisos e 5,68% votam nulo ou branco.

Publicidade

Chances de segundo turno

Nos votos válidos, quando nulos e brancos são desconsiderados, Alcides atingiu 47,86%, Leando Vilela 42,59% e Panda, 9,55%. O cenário aponta forte tendência ao segundo turno. Conforme a legislação eleitoral, para a disputa ser decidida no primeiro turno em municípios com mais de 200 mil eleitores, um dos candidatos precisa atingir a maioria dos votos válidos, que seria de 50% mais um.

Publicidade

A pesquisa DATAUFG encomendada pelo O Popular ouviu 618 eleitores de Aparecida de Goiânia. O resultado do levantamento possui nível de segurança de 95% e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo GO-08338/2024.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.