Publicidade

Datafolha: Lula abre 14 pontos sobre Bolsonaro e amplia chance de vencer no 1º turno

Por 2 anos atrás

A pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (22), encomendada pela Rede Globo e Folha de S. Paulo, mostra que faltando 10 dias para as eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), subiu de 45% desde o último levantamento divulgado no dia 15 de setembro, e foi para 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial. Em seguida o presidente, Jair Bolsonaro (PL) se mantém com 33%. 

Ciro Gomes (PDT), oscilou 1 ponto percentual para baixo, de 8% foi para 7% e Simone Tebet (MDB), também se manteve com 5%. Já Soraya Tronicke (UB), caiu de 2% para 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Votos branco ou nulo representa 4% dos entrevistados. Os indecisos e os que não responderam somam 2%.

Publicidade

Segundo turno

Na simulação de segundo turno entre petista e o atual presidente, Lula é escolhido por 54% dos eleitores, contra 38% que optam por apoiar a reeleição do atual presidente, mesmo placar do último levantamento.

Publicidade

Rejeição

Ainda segundo o Datafolha, mais da metade do eleitorado (52%) não votaria em Bolsonaro de jeito nenhum. Os que dizem não votar em Lula (PT) são 39%. Em relação à pesquisa anterior, de 15 de setembro, Bolsonaro oscilou um ponto para baixo e o petista oscilou um ponto para cima.

Publicidade

Foram ouvidas 6.754 pessoas face a face entre terça-feira (20) e esta quinta (22). A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-04180/2022. O nível de confiança da pesquisa é 95%.

Publicidade
Compartilhar
Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.