26 de maio de 2024
Eleições 2022

Datafolha: Lula abre 14 pontos sobre Bolsonaro e amplia chance de vencer no 1º turno

Variação está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos
Lula abre 14 pontos de vantagem sobre Bolsonaro. (Foto: Divulgação)
Lula abre 14 pontos de vantagem sobre Bolsonaro. (Foto: Divulgação)

A pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (22), encomendada pela Rede Globo e Folha de S. Paulo, mostra que faltando 10 dias para as eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), subiu de 45% desde o último levantamento divulgado no dia 15 de setembro, e foi para 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial. Em seguida o presidente, Jair Bolsonaro (PL) se mantém com 33%. 

Ciro Gomes (PDT), oscilou 1 ponto percentual para baixo, de 8% foi para 7% e Simone Tebet (MDB), também se manteve com 5%. Já Soraya Tronicke (UB), caiu de 2% para 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Votos branco ou nulo representa 4% dos entrevistados. Os indecisos e os que não responderam somam 2%.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno entre petista e o atual presidente, Lula é escolhido por 54% dos eleitores, contra 38% que optam por apoiar a reeleição do atual presidente, mesmo placar do último levantamento.

Rejeição

Ainda segundo o Datafolha, mais da metade do eleitorado (52%) não votaria em Bolsonaro de jeito nenhum. Os que dizem não votar em Lula (PT) são 39%. Em relação à pesquisa anterior, de 15 de setembro, Bolsonaro oscilou um ponto para baixo e o petista oscilou um ponto para cima.

Foram ouvidas 6.754 pessoas face a face entre terça-feira (20) e esta quinta (22). A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-04180/2022. O nível de confiança da pesquisa é 95%.


Leia mais sobre: / / Eleições 2022 / Política

Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.