Apesar da ampliação da faixa de idade a ser vacinada contra a dengue, de 10 a 11 anos, para até 14 anos, Goiânia ainda registra baixa procura pelo imunizante nos postos de saúde. Das 34.234 doses da vacina Qdenga recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), apenas 9.877 doses foram aplicadas nesta primeira etapa de imunização, que iniciou há exato um mês, no dia 15 de fevereiro.
Conforme a SMS, a quantidade de doses recebidas foi contabilizada pelo Ministério da Saúde para atender com a primeira dose todas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos residentes na Capital. A segunda dose deve ser aplicada apenas três meses após a dose inicial.
Quanto às doses de Qdenga aplicadas em Goiânia, 3.042 foram aplicadas em crianças de 10 anos, 2.944 em crianças de 11 anos, 1.444 doses em crianças de 12 anos, 1.298 em adolescentes de 13 anos e 1.165 doses em adolescentes de 14 anos.
De modo a atingir a cobertura vacinal desejada, a pasta está realizando a vacinação também aos finais de semana. Durante os sábados e domingos, quatro salas estarão funcionando normalmente, das 8h às 17h. Os postos de vacinação estão estrategicamente distribuídos nas quatro regiões da cidade, nos setores: Pedro Ludovico, Urias Magalhães, Novo Horizonte e Jardim América.
A SMS reforça que, além da disponibilidade de se vacinar contra a dengue, as salas também oferecem vacinas contra a Covid-19 e as de rotina. É necessário apresentar documento com foto e caderneta de vacinação, com acompanhamento dos pais ou responsáveis para as crianças.
Confira as unidades de saúde com salas de vacinas disponíveis neste fim de semana: