Publicidade
Política
| Em 2 anos atrás

Daniel Vilela reforça apoio do Governo ao cooperativismo goiano

Compartilhar

O governador em exercício Daniel Vilela participou de solenidade de posse da diretoria do Sistema OCB-GO, nesta sexta-feira (5). O vice-governador reforçou o compromisso do Governo do Estado no fortalecimetno do setor cooperativista em Goiás.

Atualmente, o governo promove parceria por meio do programa Coopera Goiás. O setor cooperativista emprega, 14 mil pessoas e possui faturamento anual de R$ 21 bilhões.

Publicidade

A cerimônia marcou a recondução de Luís Alberto Pereira à presidência executiva do Sistema OCB-GO. Além disso, na ocasião também foram empossados os conselheiros das duas casas que compõem a estrutura: o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP-GO).

Publicidade

Parceria

Conforme Vilela, o Estado possui, hoje em dia, 382 mil cooperados e faturamento anual de R$ 21 bilhões, com perspectiva de expansão. O governador em exercício fez questão de destacar a importância do setor para a economia de Goiás. “Isso trará como consequência um aumento significativo da receita do Estado e maior crescimento do PIB”, pontuou.

Publicidade

Nesse sentido, a parceria entre o governo e as cooperativas está crescendo em Goiás. Em 2020, Caiado lançou o “Coopera Goiás”, peça fundamental para o crescimento do setor nos últimos anos.

O objetivo do programa, ligado à Secretaria de Estado da Retomada, é auxiliar grupos de empreendedores interessados em constituir cooperativas. O programa oferece cursos para qualificação profissional, palestras, apoio para acesso ao mercado, visitas técnicas e fortalecimento das cooperativas já existentes.

Publicidade

Assim sendo, a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) e o Sistema firmaram convênio que concede desconto de 80% para pedidos de constituição de cooperativas inseridas no projeto Incubacoop Goiás. Além disso, a redução dos custos para o registro de novas cooperativas na Juceg é um passo importante para incentivar a formalização de arranjos produtivos, segundo Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO. O programa faz a mobilização, a sensibilização e a mentoria para as novas cooperativas.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.