O presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, reforçou a continuidade da aliança firmada em 2022 com o União Brasil do governador Ronaldo Caiado. Para 2024, o vice-governador projeta a consolidação da parceria em “todos os 246 municípios”.
A fala foi feita publicamente na convenção que aclamou Caiado presidente do União Brasil, na última sexta-feira (14). Ele revelou que a “determinação” já foi dada logo na primeira reunião que a Executiva emedebista realizou em 2023.
“Nós já fizemos algumas reuniões na Executiva esse ano e já demos a determinação na nossa primeira reunião: em todos os 246 municípios no ano que vem, ou o MDB vai estar de vice do União Brasil ou o União Brasil tem de estar junto do MDB”, destacou direcionando a fala ao governador Ronaldo Caiado.
Para ele, a aliança MDB e União Brasil é fruto da “unidade e maturidade política” e um “exemplo para o Brasil”. “Todos com a responsabilidade com nosso estado, para que a gente possa eleger os melhores em cada um dos municípios do nosso estado. Para que possamos através do governador Ronaldo Caiado estabelecer parcerias do nosso estado”, pontuou.
Consolidação
A fala consolida a declaração feita em fevereiro deste ano ao Diário de Goiás. À reportagem, Daniel Vilela disse não ter dúvidas que o MDB e o União Brasil caminharam juntos em 2024. “Com certeza”. A pergunta no entanto, foi direcionada a projetos na capital.
Agora, Daniel Vilela reforça que a aliança transcenderá as fronteiras da capital e se dará em todos os municípios goianos. Resta saber se o projeto sairá do papel. Há cidades sensíveis como Catalão que o grupo do governador está dividido: ex-emedebista o prefeito de Catalão Adib Elias negocia retorno ao partido mas rompeu com o empresário Helder Galdino que comanda a legenda.
O impasse precisa ser resolvido já que Jamil Calife, deputado estadual visto como eventual pré-candidato está no PP. É aliado de primeira hora do prefeito Adib Elias.
Caiado como ‘fio condutor’ da aliança
A fala de Daniel Vilela também mostra que qualquer aliança passará pelo crivo do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Lideranças emedebistas já haviam dado esse indicativo.
O vice-presidente do MDB em Goiás, Haroldo Naves, em entrevista ao Diário de Goiás já havia chamado Caiado de ‘grande maestro’ da aliança. “Temos de escutar o governador Ronaldo Caiado que é o grande maestro dessa coligação para entender qual o prazo que ele acha suficiente. Se fizermos um planejamento bem feito, o prazo pode ser estendido um pouco mais”, destacou em entrevista concedida no final de março.
O assessor especial da Governadoria para assuntos políticos, Paulo Ortegal, emedebista histórico também já pontuou a importância de Caiado na aliança. Trata-se do “timoneiro” da aliança.
“A eleição para prefeito ainda está muito cedo. Eu acredito que ano que vem o governador Ronaldo Caiado será o grande timoneiro de qualquer aproximação de qualquer candidatura e como o MDB vai caminhar. Tenho certeza que será junto com o União Brasil”, pontuou em entrevista ao Diário de Goiás.