O pianista, cantor e compositor Daniel Jobim veio a Goiás para se apresentar no Fica 2016, em show previsto para o sábado, dia 20, no Palácio Conde dos Arcos. Na ocasião, ele falou sobre a relação que ele e o avô, o maestro Tom Jobim, sempre tiveram com a natureza e destacou que ela é a fonte de inspiração da musicalidade da família.
Foi com o avô que Daniel aprendeu a tocar piano. Com apenas dez anos, ele começou a tirar as músicas de Tom Jobim no instrumento e exercitava as canções, diariamente. O pianista contou que o avô chegou a questionar e estimular que ele praticasse com outras canções, de outros compositores, mas o menino gostava mesmo era do trabalho do avô. Não por acaso, seu repertório hoje é formado, em grande parte, pelas músicas do Maestro Soberano.
Mas foi também com o avô que Daniel aprendeu uma outra lição: o amor pela natureza. O músico se entusiasma ao falar do assunto. Segundo ele, quando criança, Tom Jobim o levava para abraçar as árvores e que essa era a grande diversão da dupla. Foi também com ele que Daniel aprendeu a ouvir e entender os pássaros. O músico afirmou que conhece todas as espécies, sendo capaz de reconhecê-las em pleno voo. Para o avô, o interesse do menino era um alívio – afinal, com quem mais ele conversaria sobre os diferentes tipos de pássaros e seus cantos?
E é essa combinação entre música e meio ambiente, as duas paixões de avô e neto, que Daniel Jobim traz ao palco do Fica 2016. Ele afirmou que, como o show terá um formato intimista, sem banda, formado só por ele e seu piano, o repertório será preparado com canções mais ecológicas de Tom Jobim, mas poderá ser alterado conforme os pedidos e as emoções do público. O músico afirmou ainda que esse é seu formato preferido de show, pois dá espaço para a espontaneidade, de acordo com o envolvimento natural da plateia.
Daniel Jobim esteve no Fica em 2015, como jurado da Mostra Competitiva. Gostou tanto da cidade e do festival que pediu, ele mesmo, para voltar e se apresentar. O pedido foi prontamente atendido pela organização do evento, que então não sabia que ele seria uma das grandes atrações da abertura das Olimpíadas Rio 2016. Grata surpresa, já que o músico agora está com a agenda mais cheia do que nunca, se apresentando em vários projetos relacionados aos jogo olímpicos.