Publicidade
Categorias: Economia
| Em 7 anos atrás

Dados de aplicação dos recursos da Celg D estarão em breve no Portal da Transparência

Compartilhar

 
A demonstração detalhada da aplicação dos recursos provenientes da alienação da Celg Distribuição (Celg D) arrematada em leilão pela empresa Enel S.A. estará disponível para a população até a primeira quinzena de julho. No momento, a Secretaria da Fazenda trabalha na elaboração do painel demonstrativo das despesas, incluindo valores de repasses, datas e obras/realizações. Além disso, as consultas poderão ser feitas também por municípios e a meta é que a isso ocorra em tempo real, ou seja, tão logo o Governo Estadual faça a aplicação, imediatamente estará disponível para os cidadãos.

O assunto foi tratado hoje (28/6) na reunião do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção, realizada na Sala de Situação no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O superintendente do Tesouro Estadual, Oldair Marinho, que representa a Secretaria da Fazenda no colegiado, apresentou aos demais membros a versão beta do painel de aplicação dos recursos da Celg D, adiantando que o mesmo é desenvolvido de forma clara e objetiva de modo que as pessoas possam ter uma visão global e também detalhada de cada uma das obras/realizações.

Publicidade

O presidente do Conselho, secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, observou que além de apresentar os dados, será de fundamental importância mostrar a funcionalidade das obras construídas e sua efetividade para os usuários. Ele acrescentou também que o governador Marconi Perillo determinou total transparência em relação à aplicação dos recursos provenientes da venda da Celg D, especificando como esse dinheiro contribuirá para promover o desenvolvimento do Estado e o bem-estar da população.
 
Outros temas
Na reunião de hoje do Conselho de Transparência foram tratados outros temas, como a substituição do Fórum dos Trabalhadores do Estado de Goiás pela Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, que a partir de agora passa a ter assento no colegiado no segmento de representantes da sociedade civil. A substituição ocorreu porque o Fórum deixou de comparecer a três reuniões consecutivas e foi excluído com base no estatuto do Conselho que prevê esta condição.  

Publicidade

Outro tema tratado foi sobre uma proposta elaborada pela secretaria do Conselho, para realização de um conjunto de atividades no Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado em 9 de dezembro.  A sugestão apresentada será agora encaminhada por meio eletrônico a todas as entidades-membros do Conselho, para avaliação e oferta de contribuições que possam dar maior consistência à proposta apresentada. A idéia é envolver todas as entidades representadas no colegiado, além de estudantes universitários e alunos do segundo grau, bem como outras instituições e a população em geral. Dentre as atividades propostas estão palestras, apresentação de cases de sucesso, discussões conceituais e premiação de entidades/pessoas que se destacam com ações efetivas de combate à corrupção.

Publicidade