Em um balanço positivo sobre seu trabalho como presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) destacou a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) como um dos feitos mais relevantes no Senado Federal.
“Este projeto já devia ter sido entregue em 2011 pelo Governo. Conseguimos avançar muito e avançaremos ainda mais em 2014. Minha meta, agora, é conquistar novos benefícios à frente desta comissão e realizar bem meu trabalho para atender as expectativas da população”, declarou.
Para a conclusão do PNE foram realizadas sete audiências públicas e ouvidos mais de 35 técnicos, que colaboraram com a elaboração do texto. O projeto, que prevê metas para o setor da Educação, tramitou por três anos no Congresso Nacional.
O senador ressaltou ainda outras propostas que passaram pelo colegiado, como a que torna obrigatório, de forma progressiva, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os concluintes dessa etapa da educação básica.
Para o próximo ano, o tucano antecipa que serão estudadas melhores condições de educação para deficientes físicos e mentais, no intuito de garantir uma melhor qualidade de vida aos portadores de necessidades especiais.
“De maneira geral foi extremamente positivo. Fecho este ano com o privilégio de estar entre os 20 primeiros senadores mais atuantes e pretendo realizar este mandato com a eficiência que esperam de mim”, concluiu.
Ao todo, 241 matérias foram analisadas pela Comissão em 2013.