Categorias: Brasil

CVM abre investigação sobre sócios da JBS sediados em paraísos fiscais

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) anunciou nesta terça (23) a abertura de dois novos processos para investigar a JBS. Um deles vai apurar quem são os controladores da Blessed Holdings, que tem uma participação minoritária na empresa controlada pelos irmãos Batista.

Com os dois novos processos, já são sete os procedimentos abertos para investigar a JBS desde a divulgação da delação premiada dos controladores da empresa, na semana passada.

Na sexta (19), foram abertos os cinco primeiros, com foco em operações feitas nos mercados de câmbio e de dólar na véspera da divulgação.

De acordo com a CVM, as investigações sobre a Blessed têm o objetivo de analisar “a veracidade da divulgação dos controladores diretos e indiretos”, incluindo as pessoas físicas, desta empresa. A Blessed é sediada no estado americano de Delaware, que tem regras semelhantes às de paraísos fiscais.

Em 2014, após consulta do próprio órgão regulador, a JBS informou que a Blessed era controlada por Lighthouse Capital Insurance e US Commonwealth Life, empresas sediadas, respectivamente, nas Ilhas Cayman e em Porto Rico, também paraísos fiscais.

Em seus sites, as duas empresas apresentam como contatos os mesmos executivos: Colin Murdoch-Muirhead, como responsável pela área de relacionamento com clientes e desenvolvimento de negócios; Paul G. Backhouse, responsável pela Grã-Bretanha e Europa; e James A. Walker Jr, responsável legal.

Os telefones dos três também são os mesmos nos dois sites. Entre os nomes disponibilizados pelas empresas, apenas o responsável pela administração é diferente.

A Blessed já foi alvo de uma disputa judicial entre os controladores da JBS e a família Bertin, que acusava os Batista de controlarem a empresa, o que eles negaram.

Em outro processo aberto nesta terça (23), a CVM vai analisar se os acionistas controladores da JBS cumpriram os deveres fiduciários previstos na Lei das SA, que regula empresas de capital aberto, que os obrigam a agir com diligência, lealdade e a não intervir em caso de conflito de interesses. (Folhapress)

Leia mais:

 

 

 

Thais Dutra

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024