Elas já são maioria da população brasileira, com mais de 51 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE. Com sua independência, vem ocupando papéis e quebrando cada vez mais paradigmas na diferença entre gêneros, mostrando que não existe mais tarefa restrita somente a homens ou mulheres. Mas, na hora de fazer alguns consertos em casa, muitas ainda precisam pedir uma ajudinha a eles.
“Culturalmente, nós não fomos ensinadas a fazer certas tarefas, como trocar lâmpadas, chuveiros, e fazer pequenos consertos na casa. Nosso papel ficava restrito a funções ligadas à limpeza do lar, à alimentação e cuidados da família”, diz Luciana Lima, gestora de recursos humanos da Dinâmica Engenharia.
Ela participa neste sábado, 29/10, de um curso de pequenos reparos domésticos para mulheres. A organização é da empresa onde ela trabalha, que irá disponibilizar uma equipe de engenheiros e pedreiros para ensinar às participantes a fazer desde pequenos reparos, como trocar lâmpadas, até procedimentos mais difíceis, como a aplicação de gesso, pintura de superfícies e fixação de revestimentos.
A inscrição é gratuita. O curso é voltado às próprias colaboradoras, assim como às esposas dos trabalhadores, inclusive das obras. E esposa de pedreiro precisa? A resposta está no velho ditado: em casa de ferreiro, o espeto de pau…“Eles já trabalham o dia todo com obra, e quando chegam em casa, a última coisa que querem é consertar algo. Nesse sentido o curso trará o conhecimento técnico e com isso, mais segurança para elas não se machucarem e terem êxito no que fizerem”, conta o engenheiro responsável pelo curso, Marcello Coelho.
A dona de casa Domícia de Brito dos Santos Arriel, 62, é esposa do encarregado de manutenção da empresa e já confirmou presença. “Esse curso vai muito útil para mim, não vou precisar ficar esperando pelos outros para fazer os reparos de que preciso. É economia de tempo e dinheiro na família”, ressalta a dona de casa.
O curso começará às 08 horas e terá cerca cinco horas de duração. Será realizado no canteiro das obras do Poème Lago das Rosas, Rua R-18, com Alameda das Rosas, St. Oeste.