A Campanha de Vacinação Antirrábica não foi realizada neste ano em Goiás. A denúncia é do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO). Geralmente, a campanha é deflagrada entre os meses de agosto e setembro, aproveitando o Dia Mundial contra a Raiva, celebrado no dia 28 de setembro.
De acordo com a denúncia, a vacina antirrábica só está sendo aplicada nos animais em clínicas veterinárias da rede particular, com custo médio de R$ 40. Com isso, os proprietários de cães e gatos que não têm condições de pagar pela vacina estão com seus animais vulneráveis a doença.
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informou que a campanha de vacinação contra raiva animal, em 2015, não foi divulgada pelo Ministério da Saúde, que também é responsável pelo fornecimento das doses.
De acordo com a SMS, os médicos têm avaliado e acompanhado casos suspeitos, com observação do animal. Caso haja morte do animal em até 10 dias, a pessoa agredida toma a vacina (humana) de forma emergencial.
O último caso diagnosticado de raiva humana em Goiás foi em 2001.