O ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cristiano Zanin, teve sua nomeação como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) publicada na edição desta quarta-feira (5) do Diário Oficial da União (DOU), de acordo com informações da Agência Brasil. Indicado por Lula, ele foi aprovado em sabatina no Senado Federal no dia 21 de junho, pelo placar de 58 votos a 18.
Após a aprovação, Zanin se reuniu com a presidente do STF, ministra Rosa Weber. Durante o encontro, que durou cerca de 40 minutos, ficou definido que o novo ministro tomará posse na Suprema Corte no dia 3 de agosto, primeira semana após o recesso, que acontece no período de 2 a 31 de julho. Durante a visita, ele foi apresentado aos demais ministros e acertou detalhes administrativos sobre o funcionamento do gabinete.
Cristiano Zanin, que tem 47 anos, poderá atuar no STF por 28 anos, uma vez que a aposentadoria compulsória de ministros ocorre aos 75 anos. Ele substituirá o ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em maio deste ano.
O novo ministro é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de ser especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Ele também atuou como defensor do presidente Lula nos processos da Operação Lava Jato.