Em meio à crise que a Americanas vem enfrentando desde o último dia 19 de janeiro, por conta de uma recuperação judicial, criminosos estão usando do momento para anunciar promoções falsas nas redes sociais em nome da varejista a fim de aplicar golpes.
Com ofertas falsas de produtos e com valores bem abaixo do preço de mercado, os anúncios, na maioria das vezes, vêm com o logomarca e o nome da loja com a justificativa de ”liquidação de estoque” devido à crise que a Americanas enfrenta.
Ao portal G1, da Globo, o advogado e presidente do Sindicato do Espírito Santo (SindAadvogados-ES) Luiz Tévio Valim, o êxito na aplicação dos golpes criminosos tem vários fatores como a desinformação em muitos casos por parte da vítima onde muitos não checam a informação nos sites oficiais, não procuram, não ligam, não procura informação com quem já fez o negócio e confiam demais no anúncio.
Ainda ao G1, o delegado da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos do Espírito Santo (DRCC), Brenno Andrade, disse que a orientação para identificar ofertas falsas é desconfiar de links relacionados a grandes redes varejistas que, geralmente, direcionam para páginas iguais a da loja oficial.
“Se você quer comprar algum produto procure seu navegador na internet, o nome da loja, digite e vá para a loja oficial. Você clicando em links você não tem a certeza se a loja é oficial ou não por mais que possa parecer”, explicou.
O delegado orienta também o consumidor a desconfiar, caso a única forma de pagamento da loja seja por meio de transferência via pix ou por meio de boleto bancário.
“Prefira pagar com cartão de crédito ao invés de boleto ou pix. Se você for vítima pagando pelo cartão de crédito, você consegue estornar esse valor da sua operadora de cartão, diferentemente do pix ou boleto que você não vai conseguir ter esse valor de volta”, explicou.