A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, na quinta-feira (12), em definitivo, projeto de lei de autoria do vereador Fabrício Rosa (PT) que institui o Dia Municipal do Beatbox. Se sancionada pelo Poder Executivo municipal, a data deve ser celebrada, de forma anual, no dia 29 de maio.
“O Beatbox é uma forma de arte urbana que surgiu nas comunidades periféricas dos Estados Unidos e se tornou uma expressão cultural global, presente em diversas manifestações artísticas, como música, dança e teatro”, descreve o autor da proposta.
Parte importante da cultura Hip Hop, o beatbox se caracteriza pela produção de sons, ritmos, melodias e até harmonias feitos com a boca, lábios, língua e pregas vocais. De acordo com a iniciativa de Rosa, a data tem como objetivo “reconhecer e valorizar a cultura” do beatbox.
A escolha da data foi, segundo o parlamentar, uma sugestão da própria comunidade do beatbox, que optou pelo dia de lançamento “do primeiro grande álbum do mais puro beatbox, ‘Fat Boys’, do trio The Fat Boys, de Nova Iorque, lançado em 29 de maio de 1984”.
“Na semana em que se comemora o Dia Municipal do Beatbox, serão promovidas atividades culturais, como apresentações, workshops, palestras e competições, visando disseminar e estimular a prática do beatbox na comunidade”, descreve o artigo 3º da proposta.
Além disso, o texto prevê que as escolas municipais, espaços culturais, associações comunitárias e outras instituições “poderão promover eventos e atividades relacionados ao beatbox, com o objetivo de incentivar a participação da população” para valorizar talentos locais.
Fabrício Rosa ressalta que Goiânia encontra-se, ainda, em evidência no cenário nacional da modalidade, visto que o goianiense Thiago Penido Nascimento, mais conhecido como Penido Beatbox, é o atual campeão brasileiro de beatbox.