Publicidade
Categorias: Goiânia
| Em 7 anos atrás

CREA investigará manutenção de brinquedos e atuação de profissionais

Compartilhar

Publicidade

Conselheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) se reuniram nesta sexta-feira (28) para debater sobre os próximos passos da entidade referente ao acidente que ocorreu no Parque Mutirama, em Goiânia, nesta quarta-feira (26).

Publicidade

Por nota, a Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) lamentou o acidente e informou que abrirá um processo administrativo para solicitar os documentos da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) em relação ao profissional que trabalhava na manutenção dos brinquedos.

Publicidade

“Dependendo do que for apurado, o referido profissional será convocado para prestar esclarecimentos”, diz a nota.

Além disso, o CREA-GO recomendou que a Agetul reabra o Parque, que está fechado por tempo indeterminado, somente após a inclusão de engenheiro mecânico e eletricista no quadro de funcionários e após a elaboração de laudos de inspeção em cada brinquedo de acordo com as normas técnicas.

Publicidade

“As recomendações do Conselho goiano também serão encaminhadas com cópia para o Ministério Público Estadual”, diz a nota.

Nesta quinta-feira (27), o presidente da Agetul, Alexandre Magalhães, concedeu entrevista coletiva e negou imprudências por parte do município.

Leia a nota na íntegra:

A Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) lamenta profundamente o acidente ocorrido no Parque Mutirama na quarta-feira (26/7), e se solidariza com as famílias dos 11 feridos.

Em reunião realizada hoje (28/7), na sede do Crea-GO, em caráter extraordinário, para discutir o acidente no Parque, os conselheiros Joaquim Gonçalves de Sousa Júnior (coordenador), Aldo Muro Junior e Paulo Roberto Lucas Viana, que fazem parte da CEEMM, decidiram abrir processo administrativo solicitando os documentos da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) para verificar o vínculo do profissional que atua de forma voluntária no Mutirama e os registros de manutenção dos brinquedos. Dependendo do que for apurado, o referido profissional será convocado para prestar esclarecimentos.

A CEEMM do Crea-GO ainda está recomendando à Agetul que a reabertura do Parque Mutirama somente seja realizada após a inclusão dos engenheiros Mecânico e Eletricista no seu quadro técnico; e após a elaboração de laudos de inspeção em cada brinquedo conforme norma técnica NBR 15926:2011, da ABNT, com registro das respectivas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) no Crea-GO. As recomendações do Conselho goiano também serão encaminhadas com cópia para o Ministério Público Estadual.

Acidente

O acidente ocorreu nesta quarta-feira (26) por volta das 13h30. Ao todo, 11 pessoas ficaram feridas, sendo dois adultos e nove crianças, após um brinquedo, chamado Twsiter, quebrar e cair. O Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás (CBMGO) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atenderam à ocorrência. As vítimas foram encaminhadas para o Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof), Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

Leia mais:

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade