Publicidade
Categorias: Brasil
| Em 11 anos atrás

CPI proposta pela ” Base Aliada” do Governo federal quer investigar Metrô de São Paulo

Compartilhar

 

CPI da situaçao é uma reação contra a CPI da Petrobrás 

Publicidade

 

Publicidade

Publicidade

A base aliada da presidência da República conseguiu o total de assinaturas para a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

 

Publicidade

O pedido foi lido em Plenário e as investigações propostas pela base do governo, com o apoio de 31 senadores, abrangem, além das recentes denúncias de irregularidades relacionadas à Petrobras, os contratos para aquisição, manutenção e operação de trens, metrôs e sistema auxiliares em São Paulo e Distrito Federal que envolvam as empresas referidas em acordo firmado pela Siemens.

Para a oposição, o pedido é uma estratégia do Executivo para desviar o foco e inviabilizar as investigações da CPI da Petrobras, cujo requerimento de criação foi lido mais cedo na sessão plenária.

O requerimento da CPI sugerida pela base do governo propõe ainda apuração sobre convênios e contratos firmados por órgãos e entidades estaduais e municipais para aquisição de equipamentos e o desenvolvimento de projetos na área de tecnologia de informação, com a utilização de recursos da União.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), defensor da CPI da Petrobras, pediu a impugnação do requerimento que inclui o metrô de São Paulo, visto que o Regimento Interno do Senado não prevê investigação de matérias pertinentes aos estados em CPI.

Aloysio Nunes disse que os subscritores do requerimento escolheram justamente São Paulo, estado governado pela oposição, “em uma manobra rufianesca, de partir para uma briga de rolar no chão, na pancada, coisa de valentões de botequim”.

 

Publicidade