Publicidade
Destaque 2
| Em 4 anos atrás

Covid-19: Dois pacientes de Manaus internados em Aparecida de Goiânia vão à obito

Compartilhar

Dois pacientes vindos de Manaus (AM) para tratamento contra a Covid-19 vão a óbito no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap). O primeiro, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município, na tarde desta segunda-feira (25), e o segundo na manhã desta terça-feira (26).

De acordo com Luciano de Moura, diretor de Avaliação e Controle da SMS, ambos estavam com comprometimento pulmonar acima de 50% e possuíam problemas cardiovasculares. A primeira, uma mulher de 58 anos, tinha arritmia, diabete e hipertensão arterial. Ela estava na enfermaria do hospital, mas apresentou piora do quadro clínico e faleceu em menos de 12 horas após o agravamento. O segundo paciente, que faleceu às 7h36 desta terça-feira, era um homem de 46 anos, hipertenso, e já estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Publicidade

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia recebeu 14 pacientes de Manaus para tratamento de Covid, no dia 18 de janeiro. Desses, de acordo com Luciano, alguns tiveram evolução positiva ao tratamento durante a semana e podem receber alta nos próximos dias. “Estamos atualmente com cinco pacientes na graves, na UTI, e outros sete na enfermaria, que dependendo da evolução, podem receber alta ainda esta semana”, pontua.

Publicidade

 Segundo a SMS de Aparecida de Goiânia, dos cinco pacientes que estão na UTI, quatro estão em ventilação mecânica e um em respiração espontânea, com uso de máscara facial e sob ventilação não invasiva. Todos estão isolados dos pacientes locais e sendo tratados por equipes exclusivas.

Publicidade

Visita Virtual

A comunicação dos pacientes vindos de Manaus com seus familiares é feita por videochamadas, realizadas nos próprios leitos. “É uma forma de minimizar o sofrimento da distância e da ansiedade que, com certeza, colabora para esse tratamento”, pondera o diretor de Avaliação e Controle da SMS.

Publicidade