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Corredor da Avenida 85 será concluído com atraso

A implantação do corredor preferencial de transporte coletivo na Avenida 85 não será concluída dentro do prazo estipulado inicialmente pela Prefeitura de Goiânia. O anúncio das intervenções foi feito no dia 19 de novembro do ano passado. Na oportunidade, o prefeito da capital Paulo Garcia havia dito que as alterações na avenida seriam concluídas até a primeira semana do mês de janeiro.

Entre as principais ações está a mudança de sinalização. Ela está sendo alterada para o modelo de corredores já existentes na cidade como o T-63 e Universitário, com faixa exclusiva para ônibus, sob pena de motoristas dos demais veículos serem multados em caso de descumprimento. Além disso, na Avenida S-1 (continuidade da 85) haverá proibição de estacionamento, como já ocorre em toda extensão da 85.

Ainda em novembro, membros da área de trânsito da gestão municipal disseram que após o Natal a Prefeitura pretendia realizar as mudanças mais profundas como fechamento de parte do canteiro central para proibição de retornos à esquerda, eliminação de tempos semafóricos, além de alterações em alguns cruzamentos.

De acordo com o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, alterações profundas não seriam feitas durante as festas de fim de ano para não atrapalhar o comércio da região, por conta das adaptações que seriam necessárias.

Em entrevista ao Diário de Goiás, o secretário municipal de Trânsito, José Geraldo Freire, justificou que o principal problema foi o volume de chuvas no mês de dezembro.

“A gente tinha um cronograma a ser cumprido no mês de dezembro, mas o período chuvoso estendeu acima do esperado. Nós tivemos quase 25 dias de chuva. Isso atrapalhou demais a parte de sinalização horizontal”, argumenta.

De acordo com o José Geraldo Freire, as equipes da SMT estão fazendo a sinalização ao longo da via. Segundo ele resta uma parte de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras para que aí sim a própria SMT conclua a implantação do corredor.

“Vamos aguardar a SEMOB fazer as modificações estruturais da Avenida 85 com a Mutirão, com a Ricardo Paranhos e com a 136, assim que tiver concluído a gente completa esta etapa e aí a gente parte pra última fase que é a colocação dos equipamentos de controle de velocidade”, afirma.

Assim que os equipamentos de controle de velocidade forem instalados, será dado um prazo para os motoristas se adaptarem, já que a via terá velocidade máxima de 60 km/h como nos demais corredores já implantados. A Prefeitura iniciou nos últimos dias a retirada das palmeiras do canteiro central da 85.

A expectativa do secretário é que até no fim deste mês as mudanças no corredor já estejam totalmente finalizadas.

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Samuel Straiotto

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