Com grande atuação do atacante Róger Guedes, autor de três gols, o Corinthians superou o Avaí com tranquilidade por 3 a 0, neste sábado, na Neo Química Arena. Foi a segunda vitória seguida da equipe no Campeonato Brasileiro – na estreia, fez 3 a 1 sobre o Botafogo no Rio.
Paralelamente aos destaques individuais – além de Guedes, os volantes Du Queiroz e Maycon foram bem -, o time se destacou por um ótimo jogo coletivo, principalmente no primeiro tempo.
O Corinthians começou o jogo pressionando o rival, marcando a saída de bola e atacando com velocidade, principalmente pelos lados do campo. O lateral Rafael Ramos, recém-contratado do Santa Clara, de Portugal, estreou e se mostrou bastante ofensivo No meio, Du Queiroz e Maycon se alternavam na chegada ao ataque Com o rival desnorteado, o gol não demorou a sair. Du Queiroz avançou desde o meio-campo, entrou na área e a bola sobrou para Róger Guedes finalizar com facilidade. Eram apenas 8 minutos.
O técnico Vítor Pereira preservou alguns atletas em razão do desgaste físico. Foi o caso de William e Paulinho, titulares nos últimos cinco jogos. Com isso, o time alvinegro adotou uma formação mais jovem, com seis jogadores da base. A média de idade também caiu, com apenas três titulares com mais de 30 anos: Cássio, Renato Augusto e Júnior Moraes.
Sempre sufocando os catarinenses, o time da casa ampliou o placar aos 24. Róger Guedes arrancou pela esquerda, cortou para o meio da área e finalizou no contrapé do goleiro Douglas. Foi uma jogada individual do artilheiro do clube na temporada com seis gols.
Uma das chaves para a boa atuação do Corinthians foi a escalação de dois volantes (Du Queiroz e Maycon) que são rápidos, dinâmicos, que marcam e saem para o jogo. Os dois se alternavam na chegada ao gol adversário, confundindo a defesa. Além disso, eles permitiam maior liberdade para Renato Augusto. Foi assim que Du Queiroz quase marcou aos 41, em um chute de fora da área
O primeiro tempo foi todo do Corinthians a não ser por um chute potente de Copete, ex-Santos, que Cássio defendeu com uma bela ponte aos 33.
Os erros de passe do Corinthians no segundo tempo e uma postura mais ofensiva do Avaí deram a impressão de que o time catarinense poderia engrossar o jogo. Cássio interrompeu essa impressão logo aos 8, quando defendeu chute de Eduardo cara a cara. O jogo praticamente se definiu no lance seguinte. Róger Guedes aproveitou assistência de Giuliano e fez o terceiro – dessa vez ele estava no meio da área, como um centroavante.
Com o placar definido, o treinador corintiano preservou mais alguns atletas, mas chegou a esbravejar no banco de reservas com o fato de o time ter diminuído o ritmo logo após o terceiro gol
FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 3 X 0 AVAÍ
CORINTHIANS – Cássio; Rafael Ramos, João Vítor, Raul Gustavo e Piton; Du Queiroz, Maycon (Roni) e Renato Augusto (Giuliano); Adson (Mantuan), Júnior Moraes (Willian) e Róger Guedes (Giovane). Técnico: Vitor Pereira.
AVAÍ – Douglas Friedrich; Kevin, Bressan, Arthur Chaves e Bruno Cortez; Raniele (Jean), Bruno Silva, Vinícius Leite (Eduardo) e Morato (Bentinho); Copete (Bissoli) e Muriqui (Marcinho). Técnico: Eduardo Barroca.
GOLS – Róger Guedes, aos 8 e aos 24 minutos do primeiro tempo. Róger Guedes, aos 9 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Bruno Silva e Roni.
ÁRBITRO – Bruno Araujo (RJ).
RENDA – R$ 2.058.127,30.
PÚBLICO – 30.497 pagantes.
LOCAL – Neo Química Arena, em São Paulo (SP).C
(Conteúdo Estadão)