Já foram marcados mais de 2.300 gols pelas eliminatórias. O número de cartões amarelos foi maior, passando dos 2.700, enquanto os jogadores expulsos se aproximam de 150.
No final, serão 871 partidas disputadas. Tudo para definir as 31 seleções que se juntarão à Rússia na Copa do Mundo de 2018, a partir de 14 de junho.
Quem são essas equipes?
AMÉRICA DO SUL
O continente distribui quatro vagas diretas para o Mundial, enquanto o quinto colocado vai disputar repescagem contra a Nova Zelândia, seleção vencedora da Oceania.
Quem já está classificado
ARGENTINA
BRASIL
COLÔMBIA
URUGUAI
O Peru foi para a repescagem contra a Nova Zelândia.
AMÉRICAS CENTRAL E DO NORTE E CARIBE
São três vagas diretas para a região. Já o quarto colocado vai enfrentar uma seleção das eliminatórias asiáticas na segunda repescagem intercontinental ditada pela Fifa.
Quem já está classificado
COSTA RICA
HONDURAS
PANAMÁ
MÉXICO
Os Estados Unidos perderam para Trinidad e Tobago pela última rodada do hexagonal final e foram eliminados. Eles haviam disputado as últimas sete Copas.
EUROPA
Fora os anfitriões, mais 13 países europeus vão ao Mundial. Desse grupo, os nove líderes de seus respectivos grupos passam diretamente, restando ainda quatro vagas para repescagem continental.
Quem já está classificado
ALEMANHA
BÉLGICA
ESPANHA
FRANÇA
INGLATERRA
ISLÂNDIA
POLÔNIA
PORTUGAL
RÚSSIA (país-sede)
SÉRVIA
A Islândia se tornou a estreante europeia da vez, caso confirme sua liderança pelo Grupo I.
ÁFRICA
Cinco seleções sairão do continente para jogar a Copa, classificadas a partir de cinco grupos distintos pela terceira fase das eliminatórias regionais.
Quem já está classificado
EGITO
NIGÉRIA
O sorteio de grupos da etapa final foi ingrato com alguns favoritos, e a África pode mandar à Rússia-2018 um conjunto renovado de equipes.
ÁSIA
A confederação asiática premiou quatro seleções (as duas primeiras colocadas em dois grupos pela terceira fase. Os terceiros colocados se enfrentam por uma chance na repescagem.
Quem já está classificado
ARÁBIA SAUDITA
COREIA DO SUL
IRÃ
JAPÃO
A Austrália, já uma potência regional, superou a surpreendente Síria na repescagem e agora vai enfrentar um time da Concacaf em busca de vaga na Copa.