Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 8 anos atrás

Convocado por Marconi, Mesquita apresenta Aliança pela Competitividade em Brasília

Compartilhar

O governador Marconi Perillo vem convocando e insistindo com os integrantes do Governo do Estado a que façam um esforço concentrado para a melhoria da competitividade de Goiás. Doravante, as ações do governo focam nesse rumo e já alcançam bons resultados, como detectam estudos da Macroplan quando anota, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015, que em 17 itens Goiás obteve melhoria em 14 deles, como a inclusão dos mais jovens no ensino superior, diminuição do analfabetismo, melhoria da escolaridade média da população adulta, aumento do PIB per capita e redução da mortalidade infantil, entre outras melhorias. 

Ontem, o secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, iniciou contatos para formalizar parceria entre o Governo de Goiás e o Governo do Distrito Federal para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Brasília e do Entorno do Distrito Federal. 

Publicidade

Mesquita participou, a pedido e representando o governador Marconi, do workshop para o desenvolvimento da Área Metropolitana de Brasília (AMB), ao lado do governador Rodrigo Rollemberg, que reuniu prefeitos da região na residência oficial. “É preciso unificar esforços para melhorar os resultados coletivos”, afirmou Joaquim Mesquita, que participou do painel “Desafios a serem enfrentados para uma agenda comum de desenvolvimento da AMB”. 

Publicidade

Doze municípios goianos integram a região: Águas Lindas, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

Publicidade

Mesquita expôs a Aliança Municipal pela Competitividade, desdobramento do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI). Coordenado pela Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan), na qual é titular, a Aliança promove a parceria entre Estado e municípios para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Ele destacou a necessidade de unificar esforços para melhorar os resultados coletivos, lembrando que 8 dos 12 municípios da AMB estão incluídos na Aliança. Lembrou, também, que o Governo de Goiás não vem poupando esforços para estreitar a conversa com os municípios para promover essa parceria e alavancar os índices de competitividade e consequente melhoria de vida da população goiana.

Publicidade

“É muito importante esse processo de união para buscar soluções conjuntas para toda a região”, afirmou o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, citando como exemplo a criação do Consórcio do Brasil Central (BrC), idealizado e presidido pelo governador Marconi Perillo, que promove o encontro de interesses econômicos e sociais dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Rondônia e o Distrito Federal. ​

Publicidade