Categorias: Cidades

Controladoria-Geral moderniza e melhora Portal da Transparência do governo de Goiás

Com o foco de melhorar a funcionalidade, a acessibilidade e despertar o interesse dos cidadãos pelas informações e dados oficiais do governo de Goiás, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) acaba de disponibilizar na Internet o novo Portal Goiás Transparente. A ferramenta digital, de livre acesso, foi apresentada, na manhã de hoje, pelo Controlador-Geral do Estado, Adauto Barbosa Júnior.

O portal contempla todas as exigências de transparência pública previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI) e Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A página traz links de acesso à Ouvidoria-Geral do Estado, ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), ao Serviço de Informação Eletrônica ao Cidadão (e-SIC), além de dados atualizados sobre as receitas e despesas do Estado, convênio, folha de pessoal, planejamento orçamentário e gestão fiscal e governamental. Também é possível acessar o Diário Oficial do Estado, o Vapt Vupt Digital, acompanhar obras públicas e dados da transparência dos demais Poderes – Legislativo e Judiciário.

“Por aqui é possível o cidadão acompanhar como o dinheiro público está sendo aplicado”, assinalou Adauto Barbosa, ao explicar que um dos grandes desafios do novo Portal da Transparência é aumentar o acesso por parte dos cidadãos comuns.  Segundo o Controlador-Geral, a ferramenta Atendente Virtual em breve estará disponibilizada.

Adauto disse que as informações contidas no portal são baseadas em dados oficiais, levantados a partir de atos de governo e contratos assinados pela administração. “Não existe nenhum dado aqui que seja fabricado”, enfatizou. Para o Controlador-Geral, é importante que as pessoas acessem o Portal da Transparência para acompanhar como os recursos públicos estão sendo aplicados. A transparência e a visibilidade dos atos de governo, segundo Adauto Barbosa, são uma das marcas da gestão do governador Marconi Perillo.

De acordo com ele, nos próximos meses, os dados relativos às Organizações Sociais (OSs) que atuam na área da Saúde estarão inteiramente disponíveis no Portal. Será possível, por exemplo, saber, em detalhes, como é aplicado o dinheiro que o Estado gasta com cada OS e os procedimentos que cada uma utilizada, de forma individualizada,  no atendimento dos pacientes.

Thais Dutra

Notícias Recentes

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024

Acidente em Vinhedo: Cristais de gelo pode ser uma das hipóteses da queda da aeronave

As caixas-pretas contendo os gravadores de voz da cabine e de dados do voo 2283,…

11/08/2024

Preso homem que ludibriava idosos em caixas eletrônicos e aplicava golpes em Uruaçu

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Uruaçu,…

11/08/2024