A consulta ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 foi liberado e está disponível pelo site da Receita Federal ou por meio do Receitafone, 146. Além disso, os contribuintes poderão acompanhar as restituições por aplicativo para tablets e smartphones.
Os contribuintes que não fizeram as correções da declaração de renda após algum erro ou omissão, e consequentemente não apareceram nas listas de restituição, estão na malha fina. O número de pessoas na malha fina ainda não foi divulgado. Para reverter, as pessoas deverão atualizar a declaração e esperar a liberação dos lotes residuais a partir de 2016.
A correção deverá ser feita a partir da verificação de pendências ou inconsistências no extrato de processamento da declaração, que causaram a retenção na malha fina. Os contribuintes poderão fazê-lo no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).
A restituição fica disponível por um ano. Caso o resgate não seja feito, o contribuinte deverá requerer por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição ou pelo e-CAC, na internet.
Com informações da Agência Brasil