Especialista na área destaca as vantagens de buscar aperfeiçoamento e se diferenciar no mercado
Considerada uma das profissões que mais cresce no mundo, principalmente por proporcionar um alto retorno em produtividade para quem atua em cargos de liderança, o coach fundamenta-se no processo de desenvolvimento humano e faz uso de técnicas capazes de apoiar pessoas e empresas no alcance de metas e objetivos, visando o aprimoramento contínuo dos envolvidos.
De acordo com a Federação Internacional de Coaching (ICF), as pessoas que utilizam as técnicas desse processo melhoram cerca de 70% na performance profissional, 67% nas habilidades de gestão, 57% na qualidade da gestão do tempo, 51% na eficiência de equipes e 72% nas habilidades de comunicação.
Para Dorothy Irigaray, psicóloga organizacional, especialista em educação e neurocoaching, sênior coach pelo Instituto de Coaching Integrado e coordenadora do curso de pós-graduação em Essential Master Coaching do IPOG, a busca por profissionais especializados na área tem aumentado em virtude de uma preocupação cada vez maior com o autoconhecimento, pois este tem sido o caminho para ampliar o grau de segurança pessoal em relação ao futuro.
Mas, afinal, quais são os perfis profissionais mais indicados para realizar uma especialização na área? Dorothy comenta que além daqueles que pretendem trabalhar como coach no mercado, a formação é essencial para quem quer aperfeiçoar estratégias de desenvolvimento de pessoas ou busca atuar como líder e otimizar o desenvolvimento de pessoas sob sua gestão.
A grande vantagem é que existem diversos segmentos em que o coaching pode ser aplicado, seja para aprimorar relacionamentos, comunicação interpessoal, capacidade de modificar comportamentos improdutivos, entre outros propósitos, o que vai depender do interesse de cada profissional.
E na hora de começar a se preparar, a especialista sugere: “procure uma formação que possibilite o aprofundamento no conhecimento sobre pessoas e coaching, com foco em autodesenvolvimento por meio da prática. Opte por entidades que sejam, de fato, referências em desenvolvimento de pessoas e que realmente contribuirão para o seu progresso profissional”, orienta. O resultado desse investimento, comenta Dorothy, é o alcance de uma existência mais próspera, plena e gratificante.