Categorias: Mundo

Contra “cidades-santuário”, governo Trump divulga crimes de imigrantes

O Departamento de Segurança Doméstica dos Estados Unidos divulgou nesta segunda-feira (20) uma lista com crimes cometidos por imigrantes nas chamadas “cidades-santuário”, cujas autoridades locais se negam a colaborar com agentes federais para deportar estrangeiros.

A publicação do documento foi ordenada em um decreto firmado pelo presidente Donald Trump em 25 de janeiro, que prevê a divulgação com frequência semanal dos crimes cometidos por estrangeiros para informar o público sobre as “ameaças à segurança relacionadas às jurisdições-santuário”. Além disso, o decreto estipula o corte de recursos federais a essas cidades.

A lista divulgada nesta segunda, a primeira desde a assinatura do decreto, mostra crimes cometidos por estrangeiros liberados da prisão e cujos pedidos de deportação foram rejeitados entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro.

No período, o Serviço de Fiscalização de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) emitiu 3.083 ordens de detenção contra estrangeiros em todo o país, e 206 pedidos foram negados pelas “cidades-santuário”.

A lista omite os nomes dos alvos de pedido de detenção, mas mostra dados sobre nacionalidade, acusação e jurisdição.

O condado de Clark, reduto hispânico no Estado de Nevada, foi líder nas rejeições de ordens de detenção, com 51 pedidos negados. Em seguida, vêm os condados de Nassau, em Nova York (38), e Cook, em Illinois (13).

Dentre os alvos de pedidos de prisão rejeitados, há 143 cidadãos do México. Há, também, um cidadão brasileiro acusado de pedofilia.

As leis americanas estipulam que as polícias locais devem notificar autoridades federais sobre estrangeiros acusados ou condenados para que os agentes migratórios realizem os procedimentos de deportação.

“Quando agências de cumprimento de lei falham em respeitar ordens de prisão de imigrantes e libertam criminosos perigosos, prejudica-se a capacidade do ICE de garantir a segurança pública e de cumprir sua missão”, declarou o diretor interino do ICE, Thomas Homan.

Em resposta à linha dura contra imigrantes adotada pelo governo Trump, várias cidades, em sua maioria governadas pela oposição democrata, anunciaram que não colaborariam com as autoridades federais para deportar estrangeiros. (Folhapress)

 

Thais Dutra

Notícias Recentes

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024