Em um momento onde quase 80% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), um nome importante aparece no governo Federal: Nath Finanças. A influenciadora foi nomeada nova conselheira do Desenvolvimento Econômico Social Sustentável de Lula e isso pode ser uma boa notícia.
Nascida na periferia e, hoje, um dos nomes mais importantes no Brasil e na internet quando o assunto é educação financeira, a história de Nathália Rodrigues, a Nath Finanças inspira encoraja. Formada em administração de empresas, ela iniciou um canal no YouTube em 2019 e, agora, mantêm uma empresa de consultoria financeira com 12 funcionários.
Em 2020, Nath integrou a lista de talentos Under 30 da Forbes do ano, em 2021lançou livro ‘Orçamento Sem Falhas’ e, em 2023, outro livro, ‘O plano perfeito’, com Ziraldo e que promove educação financeira para crianças.
Já sobre o CDESS, aliás, tinha sido criado em 2003, sendo extinto em 2019, durante o governo Bolsonaro. Mas agora, com a recriação, os novos conselheiros devem participar de debates que auxiliarão na formação de políticas públicas. O Objetivo, segundo Nathalia, é “ajudar o governo a conversar com a população sobre educação financeira, pessoas que estão endividadas, pensar em políticas públicas e soluções para o presidente”. Confira a postagem da influenciadora, que anunciou sua entrada no governo.
Além de Nath Finanças, o presidente Lula tem chamado muitos influenciadores, principalmente os que conseguem dialogar com jovens, para integrar seu governo. Dentre os nomes mais conhecidos estão, claro, Felipe Neto, mas também Bela Gil, chef de cozinha, apresentadora de TV e filha de Gilberto Gil, Leila Pereira, presidente do Palmeiras e até padre Júlio Lancellotti, atuante em questões sociais em São Paulo.