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Conheça as propostas dos candidatos à prefeitura de Senador Canedo para a Educação

Os  candidatos à prefeitura de  Senador  Canedo mostram em seus planos de governo o que pretendem fazer na área da Educação do município. Nesta reportagem,  o Diário de Goiás  apresenta os projetos dos candidatos disponibilizados no Plano de Governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A cidade de Senador Canedo terá quatro candidatos que disputarão a vaga para chefe do Executivo: o atual prefeito, Divino Lemes (Podemos), Fernando Pellozo (PSD), Julio Pina (PRTB) e Tiago do Piso (PSL). Desses, apenas Divino Lemes  já disputou outra eleição para a prefeitura.  

O fisioterapeuta Fernando Pellozo  apresenta  para a Educação um plano para valorizar os profissionais da área, na questão salarial, cargos e uma mesa permanente de negociação para serem  tratadas  estas pautas. Pellozo coloca como plano também a criação da frequência por biometria para os alunos do município.

Fernando Pellozo (PSD):  

Consolidar plano de cargos e salários que reconheça e valorize o profissional da educação, através de mesas permanentes de negociação;  Todo o orçamento da educação será gerido e as prioridades definidas em conjunto com os profissionais da própria área;  Construir, reformar, readequar e equipar as escolas municipais para promover uma educação de qualidade;  Ampliar as parcerias com entidades filantrópicas, creches e pré-escolas da iniciativa privada, devidamente conveniadas, para atender demanda da educação infantil municipal; Estimular a educação fiscal cidadã no ensino básico; Construção, reforma e adequação de CMEIs; Desenvolver e implantar o projeto CMEI nas Férias, de modo que o atendimento seja normal nos meses de férias;  Implantar o projeto Família na Escola para atender as mães e pais que desejam estudar no EJA (período noturno), mas não têm com quem deixar seus filhos. A prefeitura disponibilizará cuidadores e atividades para as crianças enquanto seus pais estiverem na sala de aula;  Implantar nas unidades escolares a frequência por biometria; Implantar o projeto do aluno em tempo integral na escola; .Mobilizar e efetivar uma política de educação de jovens e adultos (EJA) que gere um aumento na taxa de alfabetização; Viabilizar atendimento oftalmológico aos alunos matriculados no Ciclo I e na Educação de Adolescentes Jovens e Adultos – EJA; Firmar parcerias com o Sistema “S” para promover e fomentar a qualificação profissional dos jovens e adultos para o aperfeiçoamento profissional; Assegurar o acesso e a permanência na educação especializada aos educandos com necessidades educacionais especiais; Implantar o programa de atividade motora adaptada, com aulas de educação física para alunos portadores de necessidades especiais; .Promoção de melhoria na estrutura física e nos equipamentos das escolas e creches; 17.Garantia de transporte escolar digno e eficiente aos estudantes das zonas urbana e rural; 18.Implantação de biblioteca digital municipal (centro de pesquisa); Realização de cursos de formação continuada para os professores; Projetos de intensificação de melhoria da educação básica, Implantar curso preparatório para o ENEM; Implantação do Programa de Informática nas escolas; Introdução de plano piloto de escola em tempo integral envolvendo o conteúdo curricular básico e outras atividades como reforço escolar, ensino profissionalizante, esporte e cultura. Programa multidisciplinar preparatório para o mercado de trabalho voltado para jovens concludentes do ensino médio com premiação dos alunos que mais se destacarem com bolsa para as instituições universitárias da rede privada; Ampliar o número de vagas para educação infantil; Transformar Senador Canedo em referência nacional no ensino fundamental; Projeto de gestão democrática baseado na eleição direta dos diretores e coordenadores educacionais; .Implantação da assembleia geral de educação que tem por objetivo organizar e integrar os processos educacionais no município; lançando e analisando propostas, planejando, junto as líderes escolares, projetos e planos de ação para o desenvolvimento educacional; .Calendário escolar voltado à realidade local, com o objetivo de diminuir a evasão escolar em períodos de plantação; Ouvidoria educacional; “Centros de Convivência” para educandos no contra turno; Criar o “Espaço do Educador”, um ambiente cultural e pedagógico destinado a formação e autoformação dos profissionais da Educação; Segurança nas escolas (Guarda Municipal).”

O candidato Julio Pina propõe criar a Bolsa Municipal Universitário/Estágio, que seria, segundo o Plano de Governo, com estágio ocorrendo no próprio município. Além disso, Pina  promete apresentar também a criação do projeto Aluno em Tempo Integral.

Julio Pina (PRTB):

Construção da sede da Secretaria da Educação;  Articular a implantação de uma Escola Militar em cada região do Município (GALVÃO, JD. DAS OLIVEIRAS E REG. CENTRAL) – Projetos piloto;  Construção de unidades escolares (CMEI/EMEI/ESCOLAS) para atendimento da demanda reprimida, em conformidade com estudo de rede do Município;  Reforma e ampliação das unidades escolares;  Construir quadras cobertas e/ou coberturas nas existentes para práticas de esporte nas escolas municipais ainda não atendida;  Criar laboratório de ciência móvel para atendimento aos alunos municipais;  Criar o Espaço do Conhecimento (BIBLIOTECA, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA e ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL);  Manter a distribuição dos kits de material escolar e uniformes aos alunos da rede municipal; Servidor  Promover melhores condições de trabalho;  Revisar o Plano de Carreira do Magistério e implantar o Plano de Carreira dos Servidores da Educação;  Fortalecimento da mesa de negociação com os representantes dos órgãos de representação de classe;  Garantir os direitos e benefícios previstos no Plano de Carreira dos Servidores da Educação. Projetos:  Implantar o Programa Municipal Bolsa Universitária/Estágio (com possibilidade do estágio no próprio Município, inclusive nos projetos educacionais;  Implantar o Programa Aluno de Tempo Integral – Ampliação do atendimento das áreas de esporte, cultura e reforço escolar;  Criação do Portal educacional (PORTAL DO FUTURO) com formação continuada para os profissionais da Educação e da Prefeitura e cursos para a comunidade escolar;  Implantar o EJAPROFISSIONALIZANTE – Ensino EJA com ensino profissional, capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho;  Implantar o Projeto Justiça na Escola ou Educação de valores, parceria com o TJ, MP, Conselhos Tutelares, entre outros;  Retorno PMDE (Programa Municipal de Desenvolvimento da Educação);  CMEI o tempo todo;  Programa Saúde do Estudante (bucal, oftalmológica, psicológica, etc);  Criar o Programa de Robótica para atendimento dos alunos da rede municipal; Outras ações:  Implantar Sistema de Monitoramento Eletrônico nas Creches Municipais, onde os pais poderão monitorar seus filhos através de aplicativo de celular;  Implantar Sistema Segurança Eletrônica nas unidades escolares;  Diminuir o déficit de vagas nas creches, garantindo a população seu direito a educação infantil;  Estabelecer uma constante batalha contra a evasão escolar, principalmente dos alunos do Ensino de jovens e adultos (EJA);  Potencializar as práticas educacionais através de metodologias que garantam evolução sustentável dos indicadores de desenvolvimento da educação básica (IDEB), buscando galgar as metas definidas pelo MEC de forma que sejam sempre melhores que as definidas no plano de metas de educação do município;  Potencializar o “Programa de Assistência Psicopedagógica” nas escolas municipais;  Aperfeiçoar o transporte escolar para alunos em toda a rede municipal de ensino, inclusive o transporte para os alunos com deficiência;  PMAE – Otimizar o fornecimento de merenda com qualidade aos alunos da rede Municipal;  Implementar campanhas educativas periodicamente nas escolas, sobre temáticas relacionadas à segurança, meio ambiente, saúde, prevenção às drogas, trânsito e outros temas sociais;  Potencializar ações integradas de educação, esporte, lazer e cultura em conjunto com as Secretarias afins, construindo e recuperando os espaços para as práticas esportivas e Culturais;  Estimular ações educacionais que visem a promoção da prática da educação ambiental, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente;  Fomentar parcerias com instituições de ensinos superior, com intuito de estabelecer troca de conhecimento e fortalecimento na capacitação profissional e execução de cursos;  Seguir apoiando a democratização à educação com o fortalecimento dos Conselhos;  Valorizar o Magistério, estimulando a implementação de novas tecnologias e linguagens de comunicação, investindo sempre na formação permanente e a valorização dos educadores e demais profissionais que atuam em outros serviços da educação; Fortalecer a gestão democrática da educação garantindo a articulação com a sociedade civil e fortalecendo o Conselho municipal de educação e dos conselhos escolares”.

Tiago do Piso apresenta a construção de quatro escolas  de tempo integral em Senador Canedo  e cinco   para o Ensino Fundamental.

Tiago do Piso (PSL):

Fortalecer e aprimorar as políticas de educação com a universalização do acesso como fundamento prévio para a consolidação do desenvolvimento integrado do município com as seguintes ações concretas:  Construção de 04 escolas em tempo integral em parceria com o governo Estadual;  Construção de 05 escolas de Ensino fundamental para asfases I e II, na região do Prado, Vila Galvão, Residencial Veredas/Paraíso, Santa Edwiges e Residencial Ipês;  Construir 4CMEIs nas Regiões Administrativas de Senador Canedo;  Construção da primeira Faculdade Municipal;  Viabilizar a implantação da faculdade de medicina ofertado por empresa de direito privado, em contrapartida com omunicípio disponibilizar estagiários em nossas unidades de saúde;  Manter o custeio do Transporte Escolar Municipal; 21  Ampliar o atendimento do transporte escolar dos alunos portadores de necessidades especiais;  Manter o custeio do Programa Municipal de Alimentação Escolar; Reformar as Escolas Municipais;  Reformar os CMEIS e EMEIS Construirquadras cobertas para práticas de esporte nas escolas municipais ainda não atendidas;  Adquirir e adaptar um veículo para o Programa Laboratório de Ciencias na Escola;  Ampliar o atendimento aos alunos com necessidades especiais incluindo equipamentos audiovisuais, bem como, as equipes multidisciplinares;  Implantar sistema integrado de gestão escolar;  Criar critérios que valorize o desempenho profissional, cuja referência é o envolvimento na concretização das metas estabelecidas pela SME;  Ampliar o programa de capacitação continuada de todos os servidores da educação;  Implantar uma política de incentivo aos servidores da educação para escolas que atinjam as metas do IDEB;  Implantar programa de interação da escola com a comunidade, visando à compreensão por parte da escola, da realidade sócio-ambiental do aluno e dar oportunidade à família de compreender a realidade da inserção do aluno no modelo deensino e aprendizagem da escola. A interação será efetivada por meio de visitas periódicas dos professores às residências dos alunos e por reuniões nas escolas, com a participação das famílias; Implantar o Ensino profissionalizante para e Jovens e Adultos;  Criar programa de atenção ao servidor, com auxílio de profissionais, como psicólogos e psiquiatras, visando melhorar a qualidade de vida do servidor, bem como o seu desempenho profissional;  Criar Escola Profissionalizante para os Jovens Especiais;  Promover e buscar novas parcerias e/ou programas dos governos federal e estadual, para ampliar oatendimento aos alunos especiais;  Literatura Itinerante – Adquirir um número suficiente de livros, para atender a todas asfaixas etárias, promovendo semanalmente o Momento Literário nas unidades escolares Brinquedoteca Itinerante – Adquirir número suficiente de brinquedos educativo-pedagógicos, por meio de projetos federais/parcerias com órgãos afins, contemplando semanalmente o Momento Lúdico nas unidades;  Estimular os alunos concluintes do Ensino médio público a cursarem o ensino técnico;  Implantar cursos profissionalizantes para alunos da EJA e PNEs;  Revisar o plano de carreira do Magistério;  Renovar mobiliário o mobiliário escolar e da Secretaria Municipal de Educação;  Distribuir quites de material escolar aos alunos da rede municipal;  Criar o espaço do servidor da educação, para estudos, pesquisas e formação continuada; 22  Criar o programa educacional de valorização identidade e cultura Canedense;  Construir abrigos nas rotas do transporte escolar;  Ampliar equipes multidisciplinares para atendimento aos alunos com necessidades especiais;  Reestruturar a política salarial dos servidores da educação;  Criação dos centros digitais, salas informatizadas para garantir aos alunos da rede pública acesso aos estudos por meios digitais.

O prefeito e candidato à reeleição, Divino Lemes, ainda não havia registrado seu Plano de Governo no site do TSE até o fechamento desta reportagem.

Thiago Humberto

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