Categorias: Leandro Mazzini

Congresso já tem os documentos secretos da Abin e GSI

Pela primeira vez na História do País, os 12 parlamentares da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), composta por senadores e deputados, tiveram acesso aos relatórios ultrassecretos sobre quem foi e é espionado, como, e por que, entre outros assuntos de soberania nacional os quais só a presidente conhece. Os políticos não poderão divulgar as informações. Os documentos chegaram há poucas semanas à CCAI – o prazo era abril – depois de muita negociação com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência.

Privilegiados

Será na quarta-feira a próxima audiência da comissão, que é secreta, para aprovar novos requerimentos. Os parlamentares da CCAI hoje são os mais bem informados do Brasil.

Ex-Figurativa

É emblemática a CCAI, regulamentada após 12 anos de sua criação. Até ano passado, era figurativa, apenas realizava audiências públicas sem acesso aos documentos.

Quase tudo

O GSI e a Abin informaram ao Congresso, entre outros assuntos dados de relatórios de espionagem, instalações e gastos secretos, além de informações sobre as fronteiras.

Risco do Ebola

O serviço secreto ficou devendo informações sobre a descontrolada entrada de haitianos pelo Acre. Há relatos de que ganeses e senegaleses também entram por ali, o que aumenta o risco da entrada do vírus Ebola no Brasil, em razão do surto na África. Os ‘coiotes’ – que começaram a trazer haitianos – viram um grande negócio no elo com os africanos, que fogem da pobreza no continente e buscam melhores condições no Brasil.

Voo da ressaca

Apesar da derrota amarga para o governo do Rio Grande do Norte, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB) lotou um jatinho da FAB e viajou na segunda (27) para Brasília com mais 14 caronas.

Os sem-carro

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) não é pioneiro em devolução do carro oficial para o Senado. Suplicy (PT-SP) há anos não usa o benefício e dirige seu próprio Kadet. O senador Capiberibe também só usa táxi. E só. Outros 78 têm a regalia.

Dois lados

André Vargas (ex-PT) foi pressionado a renunciar por ter usado jato pago por Youssef. Mas o PT blindou a senadora Gleisi (PT-PR), acusada de receber R$ 1 mi do doleiro.

Quem manda(va)

Aécio Neves diz a próximos que, enquanto governador e até na campanha para presidente: até ele tinha de marcar hora com a irmã Andréa. Era quem mandava muito.

Direto de cima

BAN ki-moon, secretário-geral da ONU, enviou carta ao senador boliviano Roger Molina se solidarizando sobre a perseguição do presidente Evo Morales. Diz que o escritório da ONU está atento ao caso e também ao de jornalistas, parlamentares e personalidades oposicionistas ao governo.

Vai ficando

Molina fugiu para o Brasil, após ficar mais de um ano refugiado na Embaixada do Brasil, ao acusar Evo de ligação com narcotráfico. Aqui pede asilo. Já o governo boliviano o acusa de crimes de corrupção e fiscais, os quais não foram comprovados.

Outro lado

Sabem o juiz no Rio que ganhou indenização de agente de trânsito, flagrado em blitz? Ele fez teste de bafômetro e não deu nada. Tinha nota fiscal do carro novo sem placa, mas havia passado o prazo de regularização. E estava sem carteira.

País ‘mortífero’

Em relatório da ONG Repórteres Sem Fronteira distribuído a vários países, a entidade cita avanços na liberdade de expressão e trabalho da imprensa no Brasil, mas aponta o país como ‘mortífero para jornalistas’, e cita 38 mortes de profissionais em 2014.

Eu, hein!

Curiosamente, enquanto em outros relatórios vê com preocupação o controle da mídia, no caso do Brasil aponta os grandes grupos como trava à democraticação dos meios.

Lugo, a queda

Sucesso no Paraguai o livro O Bispo e Seus Tubarões, da jornalista Natalia Viana, que revela bastidores do impeachment relâmpago do ex-presidente Lugo pela Direita.

Ponto Final

‘Despetiza’, ‘Vem pra rua’, ‘Impeachment Dilma já!’, ‘Xô corrupção’ são alguns dos movimentos nascidos nas redes sociais que ganharam as ruas. É da democracia. Mas até que se prove o contrário, Dilma venceu democraticamente.

Marcley Matos

Compartilhar
Publicado por
Marcley Matos

Notícias Recentes

Após decisão do TCE, defesa de Bolsonaro pede arquivamento de processo das joias saudistas

Após decisão do TCE, defesa de Bolsonaro pede arquivamento de processo das joias saudistas

A defesa de Jair Bolsonaro pediu, nesta segunda-feira (12), ao Supremo Tribunal Federal (STF), o…

13/08/2024

Em noite de artilheiro, goleiro Tadeu desabafa e se declara ao Goiás: “Honra e amor”

Tadeu escreveu mais um capítulo importante em sua trajetória no Goiás Esporte Clube. Principal jogador…

12/08/2024

Com dois gols de Tadeu, Goiás vence de virada o Ceará e se recupera no Brasileiro Série B

O Goiás Esporte Clube conseguiu um importante resultado nesta segunda-feira (12), jogando no Estádio Hailé…

12/08/2024

Vila Nova perde para o lanterna Guarani e completa cinco jogos sem vencer no Brasileiro Série B

O Vila Nova Futebol Clube completou cinco jogos sem uma vitória no Campeonato Brasileiro da…

12/08/2024

Rodada do Voga Brasil em Anápolis aponta que Gomide se mantém com 44% da preferência

Nova pesquisa mostra que petista Antônio Gomide continua à frente na disputa pela Prefeitura de…

12/08/2024

Justiça de SP notifica Pablo Marçal por propaganda eleitoral antecipada

O candidato a prefeito da cidade de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), foi notificado pela…

12/08/2024