Categorias: Economia

Congresso derruba veto e mantém refinanciamento de dívidas de microempresas

O Congresso Nacional derrubou nesta terça-feira (3) o veto do presidente Michel Temer ao projeto que institui o refinanciamento dos débitos de micro e pequenos empresários, o chamado Refis das Micro e Pequenas Empresas. Os parlamentares mantiveram a legislação aprovada no fim do ano passado por 346 votos favoráveis e um contrário na Câmara, e 53 votos no Senado.

Com a rejeição do ato presidencial, os empresários poderão alongar as dívidas que possuem com a Receita Federal. Apesar de ter vetado integralmente o projeto de lei, o presidente Temer já havia se manifestado, há algumas semanas, favoravelmente à derrubada do próprio veto, posição que foi confirmada em plenário pelo líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE).

Após conceder entrevistas adiantando que trabalharia em nome da “convicção” dos deputados e senadores em derrubarem o veto, o presidente do Congresso, Eunício Oliveira (MDB-CE), abriu a sessão de hoje confirmando a promessa. Ele acrescentou que outros dois itens seriam analisados e possivelmente derrubados: o veto ao projeto que reformula a carreira dos agentes comunitários de saúde e à proposta que concede descontos a dívidas de produtores rurais, votações que ainda não foram concluídas.

“Esses três vetos comprometidos nós vamos votar e derrubar. Essa é a posição da Mesa, porque entendo eu que nós fizemos aqui vários e vários Refis – eu, por convicção, tenho até um posicionamento contrário ao Refis –, mas, na hora em que chegou a vez dos miúdos, na hora em que chegou a vez dos agentes comunitários de saúde, a área econômica pediu o veto. O Congresso Nacional é soberano, e este Plenário é que vai decidir o que vai acontecer na tarde e noite de hoje”, afirmou.

Leia também 

  • Após avalizar volta do imposto sindical, secretário é exonerado
  • JBS dobra lucro em ano de crise e diz que quer ser referência em transparência
  • De perfil técnico, novo ministro da Fazenda é negociador duro conhecido por dizer \’não\’

Entenda

A nova lei cria o Refis das Micro e Pequenas Empresas, programa que concede descontos de juros, multas e encargos com o objetivo de facilitar e parcelar o pagamento dos débitos de micro e pequenos empresários, desde que 5% do valor total sejam pagos em espécie, sem desconto, em até cinco parcelas mensais.

O restante da dívida poderá ser pago em até 15 anos. A adesão inclui débitos vencidos até novembro de 2017. O projeto prevê a possibilidade de adesão dos empresários ao programa até três meses após entrada da lei em vigor.

Ao vetar integralmente a medida, Michel Temer havia argumentado que o programa fere a Lei de Responsabilidade Fiscal ao não prever a origem dos recursos que cobririam os descontos aplicados a multas e juros com o parcelamento das dívidas.

O veto foi criticado por pequenas indústrias e organizações que representam o setor. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Refis deve beneficiar cerca de 600 mil empresas brasileiras que devem cerca de R$ 20 bilhões à União.

Leia mais 

  • Coronel Márcio André de Morais assume Comando-Geral do Corpo de Bombeiros
  • \”Cristiano Ronaldo tem que ser comparado a Maradona e Pelé\”, diz Buffon
  • “Respeito ao cidadão goiano”, diz Marconi ao entregar balanço de execução ao TRE-GO
Marcley Matos

Notícias Recentes

Fábrica pega fogo no Bairro Santo Antônio, em Goiânia

Uma fábrica, situada na Rua 22, no Setor Santo Antônio, próximo à garagem do Rápido…

17/08/2024

Eventos em bairros da capital marcam o início da campanha para a Prefeitura de Goiânia

Os candidatos à Prefeitura de Goiânia deram início, nesta sexta (16) e sábado (17), à…

17/08/2024

Sandro Mabel comemora crescimento em pesquisa Serpes, divulgada nesta sexta (16)

O candidato à Prefeitura de Goiânia, pela base governista, Sandro Mabel (UB), enalteceu a ampliação…

17/08/2024

Torres e Vasques são indiciados por uso ilegal da PRF nas eleições de 2022

A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta sexta-feira (16), o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, e…

17/08/2024

Inmet alerta para aumento de temperatura nos próximos dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na sexta-feira (16), alerta sobre uma onda de…

17/08/2024

Matheus Ribeiro faz adesivaço na Praça Tamandaré, em primeiro dia de campanha

O primeiro dia oficial de campanha eleitoral de Matheus Ribeiro (PSDB) foi marcado, no fim…

17/08/2024