CONGRESSO DEBATE EM SETEMBRO TECNOLOGIA APLICADA AO SANEAMENTO

Publicidade

A cidade de Goiânia recebe nesse mês o 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES. O evento será realizado entre os dias 15 e 19 de setembro em Goiânia (GO). Com o tema central “Saneamento, Ambiente e Sociedade: Entre a gestão, a política e a tecnologia”, o Congresso reunirá especialistas e entidades do setor de todo o Brasil. Do congresso sairá a “Carta de Goiânia”, documento que será apresentado pela ABES ao Governo Federal.

Publicidade

“É sabido que um grande número de municípios brasileiros não dispõe de recursos financeiros para ampliar sua rede básica de saneamento, estando, irremediavelmente, dependentes de verbas federais para isso. Ocorre que, para pleitear qualquer centavo de financiamento do Governo Federal, o município tem que apresentar o seu plano de saneamento. E o prazo para isso expira no fim deste ano”, ressalta Dante Ragazzi Pauli, Presidente Nacional da ABES.

Publicidade

Um dos obstáculos apresentados pelos gestores municipais à confecção dos planos de saneamento é a qualificação da mão de obra para a sua elaboração e execução. Para o presidente da ABES, parcerias dessas entidades com o Governo Federal, estados e municípios, com definição clara de escopos, recursos humanos e financeiros envolvidos, critérios e metas para avaliar desempenho, devem ser encaradas como uma real oportunidade para melhorar os índices de cobertura por serviços de distribuição de água, coleta de esgotos e tratamento, resíduos sólidos e gestão dos sistemas de drenagem urbana.

Publicidade