Publicidade

Congresso confirma vitória de Joe Biden e Trump já fala em transição

Por 4 anos atrás

Após bastante tumulto e incertezas, o Congresso norte-americano na madrugada desta quinta-feira (07/01) ratificou a vitória do democrata Joe Biden para a presidência dos Estados Unidos pelos próximos quatro anos. Na sequência, o presidente Donald Trump reconheceu a derrota mas disse que estará firme “na luta para tornar a América grande de novo”.

“Embora isso represente o fim do maior primeiro mandato da história presidencial, é apenas o começo de nossa luta para tornar a América grande de novo”, afirmou Trump por meio do seu porta-voz na Casa Branca. Apesar de ter reconhecido a derrota, desde as eleições o presidente norte-americano se mostrou resistente. Sem provas, acusava o processo de fraude. Nesta quarta-feira (06/01) chegou a dizer que os protestos no Capitólio que culminaram com a morte de quatro pessoas, foi “consequência” de um processo fraudado.

Publicidade

Trump reforçou que haverá uma transição ordenada no próximo dia 20 de janeiro para que Joe Biden assuma. “Mesmo que eu discorde totalmente do resultado da eleição, e os fatos me confirmem, haverá uma transição ordenada em 20 de janeiro”, afirmou o presidente.

Publicidade

A sessão foi retomada já à noite no Congresso, após bastante tumulto provocado por apoiadores fanáticos do presidente norte-americano que invadiram o Capitólio, e foi encerrada às 5h44, no horário de Brasília. O vice-presidente Mike Pence proclamou o resultado. “O anúncio do estado da votação pelo presidente do Senado será considerado uma declaração suficiente para as pessoas eleitas presidente e vice-presidente dos Estados Unidos para o mandato que começa no dia 20 de janeiro de 2021 e será inscrito junto à lista de votos nos jornais do Senado e da Câmara dos Representantes”, afirmou Pence após a contagem dos votos do Colégio Eleitoral.

Publicidade

Pence que se via pressionado por Trump a não aceitar a certificação da vitória de Biden criticou os atos.   “Para aqueles que causaram estragos em nosso Capitólio hoje: vocês não ganharam”, disse Pence na introdução de sua fala. Mesmo pertencente à chapa derrotada, o presidente do Senado e vice de Donald Trump celebrou a continuidade do processo que culminou com a confirmação de Biden. “A violência nunca vence. A liberdade vence. Ao nos reunirmos novamente nesta câmara, o mundo testemunhará novamente a resiliência e a força de nossa democracia. E esta ainda é a casa do povo. Vamos voltar ao trabalho”, concluiu.

Publicidade
Compartilhar