Após a confirmação do segundo caso de Zika Virus em gestantes, em Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma coletiva, para esclarecer dúvidas sobre o vírus e mobilizar a população sobre a importância dos cuidados contra o mosquito Aedes Aegyti.
A gestante que não quis ser identificada, foi diagnosticada após chegar a Maternidade Marlene Teixeira, com dois dos sintomas do vírus e realizar exames que utilizam biologia molecular para confirmação.
O especialista em ginecologia e obstetrícia, Jamal Yusuf, explicou como está sendo realizado os atendimentos da paciente, “o acompanhamento será semanalmente e com ultrassonografia quinzenal para o monitorar o desenvolvimento do bebê”.
Na ocasião profissionais da saúde discutiram sobre as ações que a população devem tomar para evitar o foco do mosquito transmissor do vírus, já que 90% dos focos estão nas residências.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Vania Cristina, 30 casos suspeitos de Zika estão sendo investigados. Além dos cuidados diários da prefeitura para manter a cidade sem criadouros do mosquito, a secretaria de saúde também possui profissionais capacitados para atender pacientes que chegam às unidades de saúde com alguns dos sintomas, que são: febre baixa, dor nos músculos e articulações, além de vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele.