A confirmação foi feita nesta quarta-feira (18), pela Secretaria Municipal de Saúde de Niquelândia que expediu comunicado oficial atestando que uma mulher de 37 anos apresentou sintomas respiratórios compatíveis com a presença do novo coronavírus em seu organismo, informou o site Excelência Notícias. Portanto, o caso está na lista dos suspeitos e sob investigação.
O canal de informação informou que “trata-se do primeiro caso suspeito de Covid-19 na cidade de 45 mil habitantes, no Norte do Estado. A mulher está em isolamento (quarentena, pelo prazo de 14 dias) em sua residência num determinado bairro da cidade, sendo monitorada pela secretaria”.
A contaminada é uma funcionária do próprio sistema de Saúde do município, cujo nome não foi revelado pela Prefeitura de Niquelândia.
Ao EN, a secretária de saúde Maria Aparecida Gomes informou que “a paciente já possuía quadro clínico anterior de problemas cardíacos, um dos agravantes à piora dos eventuais infectados pelo coronavírus”.
Segundo ela, a paciente apresentou os primeiros sintomas de tosse, coriza e certa falta de ar após ter estado no Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia para buscar uma cunhada que veio de Portugal para o velório de um familiar em Niquelândia no sábado (14). No país europeu, existem 642 casos confirmados da doença, com dois óbitos, até esta quarta-feira.
Ainda de acordo com a secretária, desde que sentiu-se indisposta, a paciente adotou o uso de máscaras descartáveis como primeira medida de prevenção à própria saúde e de seus familiares, informou o EN.