A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia recebeu uma denúncia anônima, por meio de nota, sobre um possível surto de infecção na Nefroclínica, uma clínica particular de hemodiálise na última quinta-feira (7). Nesta terça-feira, a SMS confirmou o surto de infecção bacteriana.
Segundo a administração municipal, fiscais da Coordenação de Fiscalização em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde e enfermeiros da Comissão Municipal de Controle de Infecções em Estabelecimentos de Saúde da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental de Goiânia foram até o local fazer a fiscalização.
“Após constatarem que realmente houve um surto que acometeu vários pacientes, decidiram pela paralisação do serviço até que todos os exames clínicos e laboratoriais e de controle de qualidade da água, do dialisato e dos insumos e materiais relacionados a desinfecção dos cateteres utilizados nos procedimentos de hemodiálise estejam de acordo com as normas legais preconizadas”, informou a Secretaria.
Com isso, os pacientes que realizavam sessões de hemodiálise na clínica foram encaminhados para outros locais até que a unidade tenha condições de voltar a fazer o atendimento. Por nota, a Nefroclínica informou que na última terça-feira (5), pacientes que faziam o tratamento tiveram complicações e que, imediatamente, a equipe da clínica prestou os cuidados e procedimentos necessários. No entanto, não foi informado o número de paciente e quais foram as complicações.
Leia a notícia atualizada sobre este assunto
“A Nefroclínica, técnicos da Saneago, Vigilância Sanitária, Attende Eletromedicina – empresa responsável pela manutenção mensal do sistema de qualidade e aparelho da Fresenius Medical Care – e um consultor especialista nesta área estão somando esforços para detectar a causa do problema o mais rápido possível e garantir o bem-estar e segurança dos pacientes”.
De acordo com a clínica, análises preliminares não registraram nenhum tipo de ameaça e que novos resultados serão apresentados em breve. “A Nefroclínica reconhece o transtorno causado aos pacientes e familiares e coloca-se à disposição para prestar qualquer tipo de suporte”, informou a nota.
A Vigilância Sanitária também divulgou nota nesta terça-feira (12) informando que o surto de infecção e suas causas estão sob investigação. “A Diretoria de Vigilância Sanitária da SMS NÃO CONFIRMA a contaminação na água utilizada na clínica de hemodiálise de Goiânia, que está sob investigação. Informamos ainda que o surto, bem como suas causas, está sendo investigado com prioridade pela Vigilância Sanitária.A Vigilância ainda não possui laudo dos exames e testes realizados na água, no dialisato e nos insumos e materiais utilizados pela clínica”.
Com informações da Agência Brasil