Do tórax aos pés, passando por braços e costas, a natação é um exercício físico que envolve praticamente todos os grupos musculares do corpo. Com baixo impacto nas articulações, nadar pode ajudar a melhorar a saúde respiratória e a flexibilidade, além de ter benefícios para o controle metabólico.
De acordo com o coordenador do curso de Educação Física da Universidade Positivo (UP) e coordenador técnico da UPX Sports, Zair Cândido, a natação pode ser praticada por pessoas de todas as idades. “Desde bebês até idosos, nadar ajuda a manter a saúde física e pode ajudar a aumentar a capacidade pulmonar porque promove alterações nas funções pulmonares, com maior recrutamento dos alvéolos pulmonares e melhora do diafragma. Também melhora as trocas gasosas nas membranas dos alvéolos”, explica.
Isso acontece porque esse exercício trabalha com ciclos respiratórios. O praticante precisa aprender a respirar no ritmo correto para realizar os movimentos necessários sem, por exemplo, engolir água ou ficar sem fôlego.
Dentre os principais benefícios oferecidos pela prática, Zair Cândido lista:
Outra vantagem da natação é que ela exige que o praticante utilize praticamente todos os grupos musculares do corpo. Braços, pés, pernas, mãos, tórax, tudo está envolvido na realização dos movimentos, o que ajuda a aumentar a resistência muscular.
“Como esse exercício exige que as pessoas empreguem quase todos os músculos do corpo, isso recruta muitas fibras musculares, o que é excelente para o controle no metabolismo energético”, detalha o especialista.
Nunca é tarde para começar a praticar uma atividade física. Mas, para evitar lesões e alcançar bons resultados com a natação, alguns cuidados precisam ser tomados. “Para iniciar e melhorar resultados, o importante é aprender corretamente as modalidades de nado”, explica Zair Cândido.
Esse cuidado ajuda a evitar prejuízos à saúde. “Dessa forma, o praticante evita criar vícios de coordenação, o que compromete a eficiência mecânica do nado e reduz o aproveitamento muscular e respiratório. Por isso é indispensável o acompanhamento de um profissional de Educação Física”, afirma. Além disso, um check-up médico é uma boa ideia para qualquer pessoa que vá começar a praticar algum exercício.
Se a natação é sinônimo de saúde para a maioria das pessoas; em alguns casos específicos, ela pode não ser indicada justamente por problemas de saúde. “Nadar é contraindicado para quem tem problemas cardiovasculares avançados, disfunções respiratórias e problemas de pele, como alergia ao cloro e outros produtos químicos que possam estar na composição da água da piscina”, alerta Zair Cândido. No entanto, cada caso deve ser analisado porque pode haver alternativas durante a prática que ajudem a incluir até mesmo os grupos considerados de risco.
Por Enzo Feliciano