As lojas de rua e dos shoppings de Goiânia estão autorizadas a abrirem normalmente no feriado da Proclamação da República, comemorado na próxima terça-feira (15). Em órgãos municipais e estaduais, foi foi decretado ponto facultativo na segunda-feira (14).
Comércio
Na próxima terça-feira (15), feriado da Proclamação da República, as lojas de rua e de shopping centers estão autorizadas a abrir as portas e a convocar seus empregados. A informação consta na Convenção Coletiva firmada entre o Sindilojas-GO (Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás) e o sindicato laboral.
A exemplo de feriados anteriores, nesta data os lojistas somente poderão convocar os funcionários se tiverem uma autorização expedida pelo Sindilojas-GO. Para receber essa liberação, os varejistas deverão informar aos dois sindicatos – laboral e patronal -, a intenção de abrir no feriado, bem como a relação de todos os empregados que serão convocados nesse dia. Caso haja descumprimento, o lojista pode ser multado pela Superintendência Regional do Trabalho durante fiscalização do órgão.
As áreas de lazer dos shoppings fazem parte de outro sindicato e, por esse motivo, a abertura ou não, fica a cargo do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Goiás (Sindihorbs).
Shoppings
Buriti Shopping
Sábado (12) – lojas abertas das 10h às 22h e praça de alimentação e lazer das 10h às 22h.
Domingo (13) – lojas abertas de 12h às 20h e praça de alimentação e lazer das 11h às 22h.
Segunda-feira (14) – lojas abertas das 10h às 22h e praça de alimentação e lazer das 10h às 22h.
Terça-feira (15) – lojas abertas das 10h às 22h e praça de alimentação e lazer das 10h às 22h.
Shopping Estação Goiânia
Sábado (12) – lojas abertas das 8h às 20h e praça de alimentação e lazer das 10h às 22h
Domingo (13) – lojas abertas das 8h às 14h e praça de alimentação e lazer das 11h às 22h
Segunda-feira (14) – lojas abertas das 9h às 19h e praça de alimentação e lazer das 10h às 22h
Terça-feira (15) – lojas abertas das 9h às 19h e praça de alimentação e lazer das 10h às 22h
Vapt Vupt
As unidades do Vapt Vupt funcionarão em horários especiais na próxima segunda-feira conforme decreto nº 8.798 de 10 de novembro de 2016, determinando ponto facultativo nas repartições públicas integrantes do Poder Executivo no dia 14 de novembro de 2016, dia anterior ao feriado de Proclamação da República (15).
As unidades da capital e do interior que funcionam 12 horas diárias (segunda a sexta-feira), atenderão em regime de escala, serão três horários para as seguintes unidades:
Unidades da Capital
Das 7h às 12h – Central do Empresário, Central do Servidor (Palácio Pedro Ludovico), Mangalô, Praça da Bíblia, Campinas, Ipiranga, shoppings Banana e Araguaia. Unidades Padrão Defensoria Pública, Delegacia Fiscal – Sefaz, Detran, Gespre, GoiasPrev, Isgo, Juceg, Procon e Secima.
Das 7h às 13h – Unidade Padrão SCTI – Tele atendimento.
Das 8h às 13h – Unidades do shopping Buena Vista, Cidade Jardim e Passeio das Águas.
Unidades do interior
Das 7h às 12h – Águas Lindas, Aparecida Centro (Aparecida de Goiânia), Garavelo (Aparecida de Goiânia), Itumbiara, Rio Verde, Senador Canedo e Trindade
Das 8h às 13h – Admar Otto (Buriti Shopping – Aparecida de Goiânia)
Unidades que fecham na segunda-feira, dia 14, e só retomam o atendimento na próxima quarta-feira, dia 16, em horário normal:
Alexânia, Alvorada do Norte, Anicuns, Bela Vista de Goiás, Bom Jesus, Buriti Alegre, Caldas Novas, Catalão, Cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiatuba, Goianira, Itaberaí, Itapuranga, Iporá, Ipameri, Inhumas, Itauçu, Jataí, Jaraguá, Luziânia, Minaçu, Morrinhos, Mozarlândia, Mineiros, Nerópolis, Novo Gama, Palmeiras de Goiás, Planaltina, Porangatu, Posse, Piracanjuba, Pires do Rio, Pirenópolis, Quirinópolis, São Miguel do Araguaia, Santo Antônio do Descoberto, Santa Helena e Valparaíso.
Órgãos estaduais
O governador Marconi Perillo assinou o decreto nº 8.798 de 10 de novembro de 2016, determinando ponto facultativo, nas repartições públicas integrantes do Poder Executivo, o dia 14 de novembro de 2016, segunda-feira anterior ao feriado de Proclamação da República (15 de novembro).
Órgãos municipais
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia, o prefeito Paulo Garcia assinou decreto no último dia 8. O ponto facultativo não se aplica aos órgãos e entidades que exigem atendimento e plantões, como saúde, social, varrição, coleta de lixo, fiscalização, entre outros serviços, que não terão o expediente alterado ou funcionarão em regime de plantão.
Correios
As unidades de atendimento estarão fechadas em todo o estado na terça-feira (15). Na quarta-feira (16), as agências voltarão a funcionar em horário normal.
Para registrar manifestações e obter informações sobre produtos e serviços, os clientes devem acessar o site www.correios.com.br
Bancos
Nenhuma agência bancária deve abrir na terça-feira-feira (15).
Saúde
Durante o feriado de Finados, quem precisar ser atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiânia não ficará sem assistência médica: os casos de urgência e emergência serão atendidos nas unidades municipais de saúde que funcionam 24 horas. As consultas de rotina e outros serviços de saúde voltam à normalidade a partir de quinta-feira, 03.
Unidades de saúde 24 horas:
Zoonozes
O Departamento de Controle de Zoonoses poderá ser acionado pelos telefones 3524-3131 ou 3524-3130 quando presenciados casos de animais agressores. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.
Assistência Social
A Equipe de Abordagem Social percorre as ruas da Capital realizando a busca ativa 24 horas por dia. A população pode acionar a unidade através do telefone 0800 621 177. A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas e não é diferente durante o feriado prolongado. Informações podem ser obtidas pelos números 3524-2643 ou 3524-2689. Outras unidades que também têm atividades normais durante o período são a Casa da Acolhida (3524-2480), o SOS Criança (3524-2479), o Complexo 24 Horas (3524-1859) e o Residencial Professor Niso Prego (3201-3949 e 3201-8683).
Comurg
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) mantém os trabalhos essenciais, como varrição, coleta de lixo orgânico e de resíduos infectantes. Os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos não sofrem interrupção. Os usuários poderão solicitar serviços pelo telefone 3524-8555.
Guarda Civil Metropolitana
A segurança dos prédios e logradouros públicos como parques e unidades de saúde é realizada diariamente pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM). Denúncias sobre depredação de patrimônio público, invasão de escolas e outros prédios municipais, ou sobre qualquer ação de vandalismo podem ser feitas pelo telefone 153, que funciona ininterruptamente.
Leia Mais: