O velório do Rei do Futebol, morto no último dia 29 de dezembro, acontecerá nesta segunda-feira (2), no Estádio do Santos Futebol Clube, na Vila Belmiro, a partir das 10h. O evento de despedida a Pelé terá 24 horas de duração e promete reunir figuras ilustres para uma última homenagem.
O corpo de Pelé saiu do Hospital Albert Einstein, na capital paulista, por volta das 2h da segunda-feira (2), escoltado pelo Corpo de Bombeiro até Santos, no litoral de São Paulo. O velório será aberto ao público que terá oportunidade de prestar as condolências e se despedir do ícone do futebol brasileiro.
A grande estrutura para a despedia do Rei começou a ser montada no dia 23 de dezembro. O espaço conta com duas tendas no gramado, ao lado do caixão, que será colocado no centro do campo. A pedido do próprio Pelé, haverá uma área menor reservada para familiares e ídolos do clube, com aproximadamente 100 lugares, e outra maior, para autoridades e convidados.
Figuras do meio esportivo, políticos e celebridades já começaram a prestar homenagens e prometem ir até a Vila Belmiro para o último adeus. Entre os nomes que já enviaram flores para o Rei, estão Neymar, Silvio Santos e Galvão Bueno.
A família decidiu iniciar o velório apenas nesta segunda, pois queria que as homenagens tivessem início após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula deverá comparecer, neste, que será seu primeiro evento como agenda oficial, acompanhado da primeira-dama e do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).
LEIA TAMBÉM: Pelé mudou os rumos do esporte mais popular do Brasil
Entre as presenças políticas já confirmadas, estão também, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o novo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Ao final do funeral, o corpo de Pelé deverá percorrer as ruas de Santos, em carro aberto, até o Cemitério Vertical Memorial Necrópole Ecumênica, onde o Rei tem um jazigo elevado com vista para a Vila Belmiro. O enterro será fechado para familiares e amigos próximos.
Com informações de UOL, Globo e CNN