O ano letivo de 2024 em Goiás terá novidades, conforme informado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Entre as novidades está a ampliação de unidades escolares em duas modalidades diferentes de ensino, sendo elas a implementação de 16 novas escolas no modelo de educação integral e sete novos colégios militares, visando atender regiões com maior demanda por vagas.
Em Goiás, atualmente, são 76 Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs) e, com aumento significativo pela procura e solicitação por vagas para esse modelo, a Seduc busca implementar novas unidades para o ano letivo de 2024 em Catalão, Goiânia, Niquelândia, Bela Vista de Goiás, Mineiros, Rubiataba e Vianópolis.
Os nomes CEPMGs recebem o nome de CEPMG Doutor Belém (Bela Vista de Goiás), CEPMG Iris Rezende Machado (Catalão), CEPMG Naly Deusdará (Goiânia), CEPMG Professora Alice Pereira Alves (Mineiros), CEPMG Paulo Francisco da Silva (Niquelândia), CEPMG Gilvan Sampaio (Rubiataba) e CEPMG Americano do Brasil (Vianópolis).
Com objetivo de atender a proposta pedagógica de avanço no ensino em tempo integral, a Seduc preparou gestores de 16 escolas de tempo regular para a mudança, que será realizada já para o ano letivo de 2024. A ideia é que as unidades atendam aos ensinos fundamental e médio. As unidades que terão a novidade são em Goiânia, Caldas Novas, Goiatuba, Aparecida de Goiânia e Chapadão do Céu.
A reportagem entrou em contato com a Seduc para maiores novidades e esclarecimentos, mas não recebeu respostas até a última atualização da matéria.
Jornada para o Futuro
A Seduc também anunciou uma outra novidade para o ano letivo de 2024, sendo o projeto Jornada para o Futuro, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O projeto ofertará cursos de educação profissional em unidades de tempo integral, dando oportunidade para estudantes do ensino médio cursarem “Desenvolvimento Web e Cibersegurança” juntamente com a educação básica.
Conforme a proposta da novidade do ano letivo de 2024, a ideia é implementar o projeto em 14 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), sendo eles o Cepi Divino Pai Eterno (Trindade), Cepi Dom Veloso (Itumbiara), Cepi Presidente Castelo Branco (Bonfinópolis), Cepi Professor Joaquim Carvalho Ferreira (Goiânia), Cepi Deputado José de Assis (Goiânia), Cepi Professor José Pascoal (Silvânia), Cepi Pedro Vieira Januário (Bela Vista de Goiás), Cepi Raimundo Santana Amaral (Rubiataba), Cepi Barão do Rio Branco (Palmeiras), Cepi José de Assis (Santo Antônio do Descoberto), Cepi Dom Eric James Deitchman (Mineiros), Cepi Buriti Sereno Garden (Aparecida de Goiânia), Cepi Jayme Câmara (Goiânia), Cepi Marajó (Valparaíso de Goiás).