O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos dias 4 e 11 de novembro, ou seja, falta pouco mais de um mês para a aplicação da primeira prova que abrange: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. E, neste clima de reta final para o Enem 2018, é muito importante que os candidatos já estejam se preparando. Mas, além de estudar os conteúdos curriculares, é essencial acompanhar também os principais temas da atualidade.
Em ano de eleições e tantos acontecimentos, muitos são os temas que podem cair na prova de redação. E, embora não dê para prevê-los, é bom sempre ficar de olho nos noticiários. Alguns assuntos em discussão na sociedade costumam render perguntas específicas ou até mesmo nortear a temática da redação.
Não se sabe ao certo quando a prova é fechada, mas estima-se que seja entre maio e junho. Por esse motivo, assuntos tão atuais não são tão comuns, já que as questões do exame são escolhidas com meses de antecedência. Mas isso não significa que a leitura constante não seja importante. Só mostra que assuntos que estão sendo comentados há um algum tempo também pode ser considerados como atuais.
Rebeca Costa, 19 anos, está fazendo o curso de Pedagogia na Unijorge, mas se inscreveu no Enem para testar os seus conhecimentos e tentar ingressar no curso de História em uma universidade pública. Por conta dessa vontade, Rebeca busca manter-se atualizada através da internet. “Eu não tenho muito tempo por conta da minha rotina, mas sempre que posso, fico lendo algumas notícias na internet”, pontuou.
Todo mundo sabe que, com uma rotina intensa e tanta matéria para estudar, nem sempre sobra tempo para acompanhar o noticiário. Então, confira agora cinco possíveis temas de atualidades que podem cair no Enem:
Se, como Rebeca, o seu desejo é cursar uma graduação por meio de programas de governo como o Fies, Prouni e o Sisu, fazer o Enem é essencial. Caso você não consiga ser contemplado por um desses programas, o Educa Mais Brasil pode ajudar você a realizar o sonho de ingressar em uma faculdade. O programa educacional oferta bolsas de estudo de até 70%. Acesse o site do Educa Mais e confira todas as oportunidades disponíveis na sua região. (Educa Mais)
{nomultithumb}