Categorias: Economia

Conferência de Pecuaristas debate preferências dos consumidores

A Conferência Internacional de Pecuaristas (Interconf) será realizada em Goiânia entre os dias 20 e 22 de setembro e trará este ano como foco as preferências do consumidor, seja o mercado interno ou externo. A Conferência será realizada no Oliveira’s Place e a expectativa é de que compareçam mais de dois mil produtores, técnicos, consultores e empresários de todo o Brasil.

De acordo com o diretor de relações institucionais da Assocon, organização que promove a Interconf, Márcio Caparroz, é importante que os pecuaristas se atentem às exigências dos consumidores, considerando as particularidades das regiões.

“A ideia é de que no final do evento todos saiam querendo vender mais carne. Esse é o nosso objetivo […] que a gente consiga melhorar o negócio de carne bovina para todos os elos do segmento da cadeia produtiva. O Brasil é o único país do mundo que come picanha. Então, se eu produzir um boi para ter uma boa picanha, não necessariamente o dianteiro vai ser magro o suficiente para produzir hambúrguer, por exemplo”, explicou.

Além de discutir a melhor forma de produzir a carne de acordo com o público que irá vender, outro objetivo da Conferência é conscientizar os pecuaristas de que proprietários de frigoríficos e produtores rurais deverão ter um melhor relacionamento e compartilhar informações.

“Não é fácil, mas é fundamental. Tem que forçar esse frigorífico a, pelo menos, dizer quais são seus mercados para o produtor saber que tipo de boi vai produzir. Nós, como Associação, temos trabalhado, por exemplo, no Protocolo de Classificação de Carcaça, para padronizar essa comunicação entre todos os frigoríficos e o produtor”, ressaltou Márcio Caparroz.

Mercado brasileiro

Para Márcio, o consumidor brasileiro, que é responsável pelo consumo de 80% da produção nacional, mudou radicalmente nos últimos anos, o que fez a venda dos produtos bovinos cair de forma significativa. Para retomar o volume de vendas, é necessário intensificar o trabalho de relações públicas, além da qualidade.

“Nosso consumidor mudou radicalmente e a gente, como cadeia produtiva, precisa entender e tratar melhor eles. Nos últimos anos, a percepção da carne bovina nacional tem caído drasticamente. A gente tem que trabalhar melhor com propaganda de relações públicas […], além de garantir a qualidade e expectativa que esse consumidor quer, seja por uma carne do dia-a-dia, que é mais magra; seja por uma carne de final de semana, que tem um melhor acabamento, melhor gordura”, finalizou.

Thais Dutra

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024